22°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Comissão nomeia Itu como Capital Nacional do Berço da República

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) aprovou nesta quinta-feira (6) o projeto que concede ao município de Itu (SP), o título de Capital Naciona...

06/06/2024 às 14h51
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Teresa Leitão leu o relatório de Omar Aziz ao projeto de Mara Gabrilli - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Teresa Leitão leu o relatório de Omar Aziz ao projeto de Mara Gabrilli - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) aprovou nesta quinta-feira (6) o projeto que concede ao município de Itu (SP), o título de Capital Nacional do Berço da República. O PL 932/2024 , da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), recebeu parecer favorável do senador Omar Aziz (PSD-AM) e pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para que ele seja votado no Plenário do Senado.

Na sua justificativa, Mara Gabrilli destaca a importância de Itu no processo que conduziu à Proclamação da República do Brasil em 1889: o município sediou, em 1873, a primeira Convenção Republicana do Brasil, que debateu a eleição de representantes de um futuro Congresso republicano. A cidade hoje abriga o Museu Republicano Convenção de Itu, cujo acervo, voltado principalmente ao período do início do regime republicano no Brasil, demonstra a importância histórica da cidade.

Para Omar Aziz, o projeto é uma forma de honrar a contribuição histórica de Itu no processo de transformação política e social do Brasil que culminou com a Proclamação da República em 1889.

“Esta homenagem fortalece a identidade nacional e a importância da memória histórica na formação dos valores democráticos contemporâneos. Também promove a educação e o turismo cultural, apoiando o desenvolvimento econômico local e enriquecendo o patrimônio cultural brasileiro”, afirma ele.

Durante a votação, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) fez a leitura do relatório.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários