20°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Aumento de transtornos mentais no trabalho reflete crescente preocupação com saúde ocupacional

Pesquisas online sobre burnout e estresse no ambiente corporativo disparam, enquanto afastamentos por doenças relacionadas ao trabalho aumentam 38% em 2023

04/06/2024 às 10h33 Atualizada em 20/08/2024 às 15h04
Por: Carlos Santos Freitas Fonte: Redação
Compartilhe:
Aumento de transtornos mentais no trabalho reflete crescente preocupação com saúde ocupacional/Créditos de imagem Freepik
Aumento de transtornos mentais no trabalho reflete crescente preocupação com saúde ocupacional/Créditos de imagem Freepik

Outros transtornos mentais, como ansiedade e estresse, também despertaram o interesse da população quando associados ao ambiente de trabalho.

Nos últimos anos, doenças mentais relacionadas ao ambiente de trabalho têm representado um desafio significativo para a saúde pública e a gestão de recursos humanos nas organizações. Em 2023, o INSS registrou 288.865 afastamentos por transtornos relacionados ao universo corporativo, um crescimento de 38% em comparação com 2022. Segundo uma pesquisa da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, o assunto continua em destaque em 2024.

De acordo com o levantamento, o termo "burnout" foi pesquisado 368 mil vezes na internet em abril, um aumento de 83,08% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, "burnout sintomas" também registrou crescimento, saltando de 40,5 mil buscas em abril de 2023 para 74 mil no mês passado. Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome de burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é o excesso de atividades. Por isso, desde 2022, a OMS relaciona a síndrome ao ambiente corporativo.

Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, aponta que a coleta e análise das buscas feitas na internet são fundamentais para entender a extensão do impacto de diversos assuntos do cotidiano: “Esse tipo de levantamento nos permite identificar tendências no mercado de trabalho e as áreas críticas que necessitam de profissionais qualificados. Neste caso, é preciso da atenção tanto dos profissionais de saúde quanto de gestão de carreira. Fica claro que a saúde ocupacional deve ser melhor gerida dentro das organizações.”

Além disso, é interessante analisar que, na pesquisa, termos relacionados à saúde mental, por si só, não apresentaram crescimento. No entanto, houve um aumento no interesse da população quando esses transtornos foram associados ao trabalho. As buscas por "saúde mental", por exemplo, sofreram uma queda de 17,73% no último ano, enquanto "saúde mental no trabalho" teve um aumento de 49,38% no mesmo período. O mesmo aconteceu com "ansiedade" (-18,29%) e "ansiedade no trabalho" (+23,08%). Já as pesquisas por "estresse" não tiveram alterações significativas em relação ao último ano, mas "estresse no trabalho" cresceram 20,83% entre os brasileiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários