22°C 34°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Bolsa Família e CadÚnico são alvos no combate à fraude

Plano será implementado ainda este ano e funcionará de forma contínua

19/03/2024 às 09h54 Atualizada em 19/03/2024 às 11h42
Por: Redação
Compartilhe:
Combate Fraudes no Bolsa Família e CadÚnico / Imagem Divulgação
Combate Fraudes no Bolsa Família e CadÚnico / Imagem Divulgação

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou essa semana um plano para prevenir fraudes no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo o MDS, a medida – publicada no Diário Oficial da União desta segunda – prevê oito ações a serem implementadas e a criação de dois grupos técnicos.

Estão previstas as seguintes medidas:

  • Construção de um plano de comunicação da rede de fiscalização;

  • Implantação de uma unidade de pesquisa, estratégia e gestão de risco;

  • Elaboração de uma proposta para melhoria da base de dados; avaliação dos termos de adesão aos programas sociais; criação de um cronograma de auditorias;

  • Tratamento e a comunicação aos órgãos de controle dos casos de irregularidade identificados;.

  • Criação de um fluxo de denúncias; e

  •  Estabelecimento de uma comunicação externa para informar outras instâncias governamentais, órgãos de fiscalização e iniciativas de controle social.

Leia também: Atualizações no Bolsa Família: Parcela de março e novos adicionais

De acordo com o documento, as medidas serão implementadas ainda em 2024, mas o plano deverá funcionar como “um instrumento de planejamento e aprimoramento contínuo”, com o objetivo de melhorar a qualidade das informações e da fiscalização, além de prevenir fraudes nos programas sociais.

De acordo com o governo, o plano vem após o Tribunal de Contas da União apontar “divergências de renda e de composição familiar, além de falta de atualização e inconsistência de dados”, depois de análise da  política de transferência de renda federal praticada na gestão anterior.

O CadÚnico passou por reformulação após uma ação movida, em 2020, pela Defensoria Pública da União que criticava a desestruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e distorções em cadastros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários