22°C 34°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Grupo espanhol de supermercados fechou mais de 340 lojas no Brasil

Em comunicado à imprensa, o Grupo Dia destacou seu compromisso em focar nos principais mercados, concentrando-se em São Paulo, onde continuará operando 244 unidades

15/03/2024 às 10h40
Por: Redação
Compartilhe:
Grupo Dia / Imagem Divulgação
Grupo Dia / Imagem Divulgação

O Grupo espanhol de supermercados Dia anunciou nesta quinta-feira (14) que decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil, permanecendo apenas em São Paulo, após cerca de 23 anos de presença no país.

A medida ocorre em resposta aos persistentes resultados negativos da subsidiária brasileira, conforme comunicado assinado pelo diretor financeiro, Guillaume Marie Didier. Essas lojas, consideradas de baixo desempenho, serão fechadas como parte de uma estratégia de reestruturação mais ampla, visando a concentração de recursos em mercados mais rentáveis.

Leia também: Crise na Contabilidade? Quase 20.000 Escritórios Fecharam em 2023

Em comunicado à imprensa, o Grupo Dia destacou seu compromisso em focar nos principais mercados, concentrando-se em São Paulo, onde continuará operando 244 unidades. Segundo a empresa, essa concentração permitirá capitalizar a rede logística e reduzir custos, impulsionando a rentabilidade do negócio na região.

Além disso, as medidas adotadas possibilitarão à empresa direcionar recursos para mercados com maior potencial de crescimento, como Espanha e Argentina, onde já alcançou uma posição relevante na distribuição alimentar de proximidade.

A decisão de reestruturação no Brasil segue a saída da empresa de outros mercados, como Portugal, onde vendeu seus quase 500 supermercados. Essa estratégia visa não apenas reduzir a alavancagem financeira líquida da empresa, mas também reafirmar seu compromisso com desinvestimentos para impulsionar a sustentabilidade financeira.

Leia também: Com 4 Empresas Fechando a Cada Minuto no Brasil, como Proteger sua Empresa Contábil?

Apesar dos desafios enfrentados em 2022, a rede de supermercados conseguiu reduzir seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros em fevereiro, indicando uma possível recuperação financeira em meio ao cenário desafiador enfrentado pela empresa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários