23°C 34°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Sete ações para aprimorar as estratégias de marketing na logística

Sete ações para aprimorar as estratégias de marketing na logística

22/02/2024 às 04h47 Atualizada em 22/02/2024 às 07h47
Por: Redação
Compartilhe:
estratégias de marketing na logística / Imagem freepik
estratégias de marketing na logística / Imagem freepik

Com a economia brasileira impulsionada por diversos ramos, como o petroleiro, elétrico, agronegócio, os operadores logísticos enxergam um cenário otimista para este ano. Segundo um estudo realizado pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, as projeções indicam que o PIB (Produto Interno Bruto) se manterá elevado em 2024, na casa dos 2%. A Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) apresentou outro dado relevante, apontando que o setor privado tem planos de investir, aproximadamente, R$124,3 bilhões em transporte e logística no período entre 2022 e 2026.

Otimizar processos e investir em tecnologias para automação das operações, com foco na redução de custos e busca da eficiência, são alguns dos desafios do setor. Porém, administrar com sucesso cenários complexos, com conjuntos de variantes que podem incluir dezenas de corporações e funcionários, tem alguns (poucos) fundamentos em comum. Um dos principais, sem dúvida é o marketing. “Apesar de sua importância, muitas empresas do ramo ainda subestimam o potencial do marketing para impulsionar o crescimento, aumentar a visibilidade e a competitividade, além de estabelecer relações duradouras com os clientes de um negócio logístico, seja ele B2B ou B2C”, afirma Gezinei Rodrigues, gerente de marketing do Grupo MOVE3. 

Leia também: Logística Ineficiente Pode Comprometer Reputação Das Marcas!

Confira algumas práticas eficazes para melhorar as estratégias de marketing do segmento, comprovadas pelo especialista: 

1 - Segmentação de mercado 

Segundo o Notify Visitors, 80% do público tende a fazer negócios com uma marca que personaliza sua experiência com ela. “É por isso que é importante segmentar o seu público para, assim, enviar comunicações de marketing personalizadas”, ressalta Gezinei. De acordo com a plataforma, 70% dos profissionais de marketing usam segmentação de mercado, variando a abordagem de acordo com o segmento-alvo. As empresas B2C optam pelo tipo demográfico (recorte da população, que pode ser por idade, raça, sexo, estado civil, renda, educação ou emprego). No B2B, a psicográfica (foco nas crenças, características, atitudes, interesses, estilo de vida, e classe social) é a escolhida e, no e-commerce, a preferência é a variante comportamental (grupo criado com base nos padrões de comportamento). 

2 - Conteúdo relevante

De acordo com o Content Marketing Institute, 70% dos profissionais de marketing no setor B2B relatam que o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes. “A logística é um campo complexo, e compartilhar conteúdo relevante, como guias de otimização de cadeias de suprimentos, insights sobre regulamentações de transporte e tendências do setor, pode estabelecer sua empresa como uma autoridade confiável e atrair potenciais clientes”, detalha o gerente.

Leia também: Tendências E Desafios Do Marketing De Influência Em 2024

3 - Presença online

Uma pesquisa da McKinsey & Company mostrou que mais de 70% dos compradores B2B preferem pesquisar e comprar online. “Ter uma presença digital forte, incluindo um site informativo e fácil de navegar, canais de redes sociais ativas e conteúdo otimizado para mecanismos de busca, é fundamental para alcançar e envolver clientes em potencial”, conta.

4 - Integração de tecnologia avançada

Empresas que adotam tecnologias avançadas em suas estratégias de marketing têm um aumento de até 20% em sua participação de mercado, de acordo com estudo da Deloitte. No setor logístico, tecnologias como rastreamento em tempo real, análise de dados e automação podem melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos e demonstrar um compromisso com a inovação. “Mostrar como um software de rastreamento avançado otimiza a visibilidade da cadeia de suprimentos é uma abordagem eficaz”, exemplifica Gezinei.

5 - Marketing de relacionamento

De acordo com pesquisa da Harvard Business Review, aumentar a retenção de clientes em apenas 5% pode incrementar os lucros em 25% a 95%. “Pense em um serviço de entregas: investir em programas de fidelidade e oferecer suporte personalizado não apenas mantém os clientes existentes, mas também os torna embaixadores da marca”, completa.

6 - Abordagem sustentável

Pelo menos 73% dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas comprometidas com a sustentabilidade, segundo sondagem da Nielsen. Para o gerente de marketing, algumas práticas podem diferenciar a sua empresa. “No setor logístico, enfatizar práticas sustentáveis, como redução de emissões e otimização de rotas, pode atrair clientes conscientes destacar o seu negócio entre tantos outros”.

7 - Análise e otimização constantes

Um levantamento da Forbes Insights revelou que 64% dos profissionais de marketing B2B usam análise de dados para melhorar as estratégias de marketing. “Avaliar regularmente o desempenho das campanhas, identificar pontos fortes e áreas de melhoria e ajustar as táticas conforme necessário é fundamental para garantir que suas estratégias estejam sempre alinhadas com as metas de negócios”, finaliza Gezinei. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários