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Plano de Universalização do Transporte Aéreo visa passagens aéreas mais baratas

Plano de Universalização do Transporte Aéreo visa passagens aéreas mais baratas

14/02/2024 às 14h29 Atualizada em 14/02/2024 às 17h29
Por: Redação
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Plano de Universalização do Transporte Aéreo / Imagem freepik
Plano de Universalização do Transporte Aéreo / Imagem freepik

Com o objetivo de melhorar o acesso ao transporte aéreo, o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com as três principais companhias aéreas brasileiras, divulgou o Plano de Universalização do Transporte Aéreo, iniciativa que garante a redução do custo das passagens aéreas.

A Gol, LATAM e Azul, que juntas representam 98% do mercado de aviação no Brasil, revelaram as novas tarifas para passagens aéreas que passarão a vigorar já em 2024. O mercado aéreo possui liberdade tarifária, ou seja, as próprias empresas serão responsáveis pela precificação das passagens dentro do programa, assim como para determinar outros benefícios associados.

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Entre as principais iniciativas, estão as tarifas reduzidas, com um teto máximo de R$ 799, aumento significativo na quantidade de voos, expansão da frota e possibilidade de remarcação de voos sem custo adicional. Além disso, cada empresa anunciou, de maneira individual, a quantidade de bilhetes disponíveis dentro do plano, bem como diversos outros benefícios destinados aos passageiros.

A Gol anunciou que colocará à disposição 15 milhões de passagens com preços limitados a até R$ 699. Além disso, a companhia oferecerá tarifas promocionais para aqueles que efetuarem a compra com 21 dias de antecedência à data da viagem. Destaca-se ainda que as tarifas emergenciais contarão com um desconto de 80%.

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A LATAM, por sua vez, aumentará sua oferta em aproximadamente 100 mil assentos diários e promoverá semanalmente a disponibilidade de um destino por um valor de até R$ 199. A companhia também aplicará um desconto de 80% nas tarifas de assistência emergencial.

A Azul revelou que colocará à disposição 10 milhões de passagens aéreas, todas com valores limitados a até R$ 799. Adicionalmente, os passageiros que adquirirem bilhetes no próprio dia da viagem, com preços mais elevados, terão prioridade na remarcação de assentos e gratuidade no despacho das bagagens.

Em um acordo, as companhias aéreas e o Ministério de Portos e Aeroportos estabeleceram que a aquisição de passagens aéreas com valores promocionais deverá ser realizada com até 14 dias de antecedência.

O ministro Costa Filho também anunciou outras medidas que beneficiarão os viajantes brasileiros. Isso inclui a construção de 120 novos aeroportos, a redução do custo do combustível utilizado nas aeronaves e o lançamento do programa Voa Brasil. Este último busca proporcionar passagens ainda mais acessíveis para aposentados, estudantes e pessoas de baixa renda.

Dados positivos no turismo e perfil dos viajantes brasileiros

Com o lançamento do Plano de Universalização do Transporte Aéreo, a intenção é potencializar ainda mais os voos no país, consolidando a retomada do setor e fortalecendo o turismo aéreo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou que, pela primeira vez desde as restrições impostas durante a pandemia de covid-19, o país atingiu a marca de 100 milhões de passageiros. Os números revelam aproximadamente 83,4 milhões de pessoas em viagens com voos domésticos e 19,1 milhões em viagens internacionais.

Um dos fatores que impulsionam ainda mais o setor é a possibilidade de adquirir passagens aéreas mais baratas. Durante o Travel Connect 2023, o representante da Google compartilhou informações relevantes sobre o perfil do viajante brasileiro. Conforme os dados apresentados, as passagens aéreas representaram 53% das buscas na plataforma, especialmente durante as promoções da Black Friday.

Essas informações indicam que os brasileiros buscam opções que proporcionem economia. Para otimizar os custos, é crucial que os viajantes realizem comparações de preços, planejem suas viagens com antecedência e explorem rotas alternativas. Além disso, a possibilidade de aproveitar passagens aéreas promocionais de madrugada é uma estratégia aplicável tanto para voos nacionais quanto internacionais.

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