23°C 34°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Empresário, você sabe o que é ESG e como ele mudou o mercado global?

Empresário, você sabe o que é ESG e como ele mudou o mercado global?

05/02/2024 às 19h20 Atualizada em 05/02/2024 às 22h20
Por: Redação
Compartilhe:
Você sabe o que é ESG / Imagem freepik
Você sabe o que é ESG / Imagem freepik

ESG, um conceito criado em 2004, inspirou a agenda adotada pelas empresas com práticas e soluções ambientais, sociais e de governança corporativa

Se em um passado não muito distante esperava-se que o foco das companhias fosse apenas lucro e expansão, hoje elas são cobradas a se responsabilizarem pelos recursos ambientais e sociais que consomem no processo.

Base da agenda ESG1 – sigla em inglês para ambiental, social e governança (ASG em português) – que reúne práticas e comportamentos ligados a estes três pilares.

Leia também: ESG: Sua Empresa Está Prepara?

Contrariando o senso comum, o conceito de ESG extrapola iniciativas de sustentabilidade e abrange questões sociais e de transparência de dados, por exemplo, pautas cada vez mais fortes no mercado. Tudo parte de um esforço das empresas para atender as demandas do público, legislativas e mudanças nos hábitos de consumo.

 ESG e a sua visibilidade

Apesar da agenda ter ganho mais visibilidade com o surgimento do conceito ESG em 2004 – em um grupo de trabalho do Principles for Responsible Investment (PRI), rede ligada à ONU que tem objetivo de convencer investidores sobre investimentos sustentáveis –, a prática pelas empresas só começou a ganhar corpo a partir de 2015 com a criação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável2 (ODS), uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que estabelecem metas globais para o mercado até 2030.

Leia também: Contabilidade Ambiental: Responsabilidade Socioambiental Nas Empresas

Se no passado, a poluição, por exemplo, era considerada uma externalidade negativa e até mesmo "justificada" conforme o impacto positivo para a economia local.

Agora, o conceito de externalidade passa a ser substituído por uma cultura de "internalizar" soluções para mitigar os impactos ambientais ao mesmo tempo que contribui para questões sociais e de impacto direto para a qualidade de vida de clientes, colaboradores, acionistas e, inclusive, fornecedores e das comunidades que estão em seu entorno.

Quando se trata de iniciativas de ESG... TUDO e TODOS importam!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários