23°C 34°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Cinco dicas de economia para empresas com baixo orçamento

Cinco dicas de economia para empresas com baixo orçamento

18/01/2024 às 19h50 Atualizada em 18/01/2024 às 22h50
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: wayhomestudio / freepik
Imagem: wayhomestudio / freepik

Todo empreendedor entende o desafio que é lidar com a gestão financeira de uma empresa. Afinal, ela é uma peça fundamental para qualquer negócio conseguir traçar metas, planejar, embasar decisões administrativas e, consequentemente, prosperar dentro do seu mercado de atuação. 

Pensando em formas de ajudar empresas que contam com um baixo orçamento a manterem suas contas em dia e se prepararem para o mercado, Thiago Campaz, CEO e co-fundador do VExpenses, preparou algumas dicas sobre o assunto, para o Jornal Contábil. Confira!

Reduza a quantidade de despesas operacionais:

Tente achar formas de reduzir custos do dia a dia, como economizar energia ou até mesmo revisar os gastos com aluguel. Pode ser uma boa alternativa investir em áreas de coworking, por exemplo. 

Leia também: Você Sabe O Que É Intraempreendedorismo

Dê prioridade para despesas que sejam essenciais:

Tire um tempo para organizar e analisar todas as suas despesas. Veja quais delas são realmente necessárias para manter o negócio funcionando e tente focar os seus esforços de economia nesses gastos. 

Estabeleça um orçamento rigoroso: 

Liste todas as suas despesas e as compare com a sua receita total. Após este processo, estabeleça uma rotina de acompanhamento dos gastos, a fim de analisar o que está funcionando, o que não está e, se necessário, realizar ajustes. 

Leia também: Inspirações Para Novos Empreendedores Iniciarem Negócios De Sucesso

Estabeleça um fundo reserva: 

Sempre que possível, tente reservar uma parte dos ganhos da sua empresa para o caso de surgirem imprevistos e emergências. Afinal, muitos mercados vivem em eterna instabilidade e nunca se sabe o que será necessário enfrentar pela frente. 

Acompanhe o fluxo de caixa:

Por último, mas não menos importante, monitore fielmente o seu fluxo de caixa. Dessa forma, será possível evitar surpresas financeiras e tomar decisões mais certeiras em relação à saúde financeira do seu negócio. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários