22°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

INSS: Segurados acamados não precisam ir à agência para fazer perícia

INSS: Segurados acamados não precisam ir à agência para fazer perícia

18/12/2023 às 11h11 Atualizada em 18/12/2023 às 14h11
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Fazer a perícia do INSS ou até mesmo no hospital é uma opção para quem está acamado e necessita de um benefício por incapacidade.

Muitas pessoas não sabem que isso é possível, mas para isso basta designar um representante para comparecer em seu lugar, portando documentos que comprovem a internação hospitalar ou a impossibilidade de locomoção até a agência do INSS, juntamente com outros documentos de identificação, no dia e horário agendados para a perícia.

Durante essa perícia, o médico avaliará se é pertinente realizar o procedimento externamente, podendo ser em domicílio, hospital ou em outro local, como em um município diferente, por exemplo.

Perícia médica para acamados

A perícia médica é indispensável para a obtenção de benefícios por incapacidade, seja temporário (anteriormente conhecido como auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez).

Essa alternativa foi criada levando em consideração a possibilidade de o segurado estar acamado, necessitando de cuidados especiais e sem condições de se locomover até a agência do INSS.

Leia Também: Doenças Que Dão Direito A Aposentadoria: Entenda Cada Uma Delas

É importante ressaltar que em nenhuma circunstância o segurado precisa se deslocar para o atendimento da perícia em maca, ambulância ou outro veículo, visando preservar tanto a integridade quanto a privacidade do segurado.

Em casos de gravidade clínica, há o risco de agravamento da situação ou até mesmo risco de vida para o requerente.

Essa informação sobre a possibilidade da perícia domiciliar ou hospitalar é sempre destacada no comprovante de agendamento desses benefícios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários