22°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

3 vilões da vida de freelancer: como aplicar estratégias para evitar "ciladas" no orçamento

3 vilões da vida de freelancer: como aplicar estratégias para evitar "ciladas" no orçamento

05/12/2023 às 19h49 Atualizada em 05/12/2023 às 22h49
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A vida de freelancer oferece flexibilidade e autonomia, mas também traz desafios financeiros que podem se transformar em verdadeiras ciladas.

Portanto, estabelecer uma base financeira sólida e uma reserva de emergência pode ajudar a lidar com flutuações na renda e manter uma gestão cuidadosa dos pagamentos, garantindo coletas consistentes.

"Quando o trabalho é prestado para uma empresa estrangeira? As dúvidas podem ser ainda maiores, por isso buscar auxílio de algum amigo e encontrar um método de pagamento simples e econômico é fundamental", salienta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe.

"Evitar as ciladas nos  freelas exige um conjunto de práticas prudentes, incluindo um planejamento robusto, estratégias para lidar com a instabilidade de renda, uma gestão cuidadosa e a proteção adequada por meio de seguros, além da ajuda de um contador de confiança. Ao enfrentar esses vilões com precaução, os profissionais autônomos conseguem construir uma carreira mais sólida", comenta a executiva.

Leia também: Freelancer Pode Se Formalizar Microempreendedor Individual?

Para driblar algumas armadilhas, a executiva compartilha três vilões que os freelancers muitas vezes enfrentam e algumas estratégias para evitá-los. Confira:

1- A incerteza do fluxo de caixa

No trabalho autônomo, é comum que a renda flutue; em alguns meses, os projetos serão mais escassos que em outros. Antes de tudo, é preciso conhecer seu padrão de vida e seus gastos recorrentes.

Para estabelecer um orçamento mensal realista, comece identificando todas as suas fontes de renda e os gastos fixos. Assim, é possível priorizar o básico, como moradia e alimentação, e examinar as finanças com mais clareza.

Ao categorizar gastos adicionais, avalie a importância e os ajustes conforme necessário. 

Tenha em mente a necessidade de construir uma reserva de emergência para lidar com a inconsistência dos pagamentos. Dessa forma, você poderá cobrir as despesas mesmo em períodos mais apertados.

Nos momentos de mais abundância, garanta uma quantia para ser poupada. Monitore regularmente seu fluxo de caixa para garantir um equilíbrio saudável.

Leia também: 4 Passos Para Ter Clientes Estrangeiros Sendo Freelancer

2- Desafios na cobrança e pagamentos

Estabeleça políticas claras de pagamento no início de cada projeto com o cliente e documente-as. Assim, não restarão dúvidas sobre as taxas e prazos, e todas as partes podem consultar o acordo a qualquer momento. Manter uma comunicação aberta sobre questões financeiras é essencial para evitar mal-entendidos ao longo do projeto.

Detalhes específicos, prazos bem definidos e sistemas de pagamento online facilitam as transações. Encontre o programa, aplicativo ou dinâmica que mais combina com você e atenha-se a ele consistentemente para evitar confusão e surpresas.

 Se o contratante for estrangeiro, pesquise com profundidade as melhores opções para receber em outras moedas, sem taxas abusivas e com conversões vantajosas.

3- Planejamento tributário

Quem trabalha de forma autônoma precisa entender as obrigações fiscais, como taxas e prazos de pagamento, para evitar surpresas. Reserve regularmente uma porcentagem de seus ganhos para cobrir impostos futuros.

 Além disso, considere a ajuda de um profissional de contabilidade pode garantir conformidade e otimização das questões legais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários