22°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

INSS: Conselho da Previdência Debate Novas Reduções nos Juros do Consignado

INSS: Conselho da Previdência Debate Novas Reduções nos Juros do Consignado

27/11/2023 às 11h11 Atualizada em 27/11/2023 às 14h11
Por: Redação
Compartilhe:
Imagens: Rhjphotoandilustration / karlyukav / freepik / editado por Jornal Contábil
Imagens: Rhjphotoandilustration / karlyukav / freepik / editado por Jornal Contábil

O encontro do Conselho Nacional de Previdência Social está agendado para esta segunda-feira, com o propósito de buscar uma nova redução na taxa de empréstimo consignado do INSS.

Essa possibilidade já havia sido mencionada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em diversas ocasiões, inclusive durante a última quarta-feira, durante a transmissão ao vivo "Bom dia, Ministro".

Durante essa transmissão, o ministro referiu-se a várias outras reduções que ocorreram ao longo do ano, totalizando pelo menos quatro mudanças. Três delas visavam diminuir o percentual cobrado.

Conforme o ministro destacou, essas alterações nos juros do consignado resultaram em descontentamento por parte de alguns setores, pois coincidiram com a queda na taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.

Leia Também: Atendimento Presencial Do INSS: Tudo O Que Você Precisa Saber

Atualmente, os juros do consignado estão em 1,84% ao mês para empréstimos pessoais.

Essas sucessivas reduções nos juros desagradaram especialmente representantes das instituições financeiras, dos bancários e a Febraban, que é a Federação Nacional dos Bancos.

Segundo a Febraban, essas taxas em constante queda comprometem a oferta da linha de crédito e têm levado a uma maior rigorosidade na escolha dos perfis de aposentados aptos a contratar esse tipo de empréstimo.

Em comunicado, a Febraban expressa preocupação, alegando que o Ministério da Previdência está adotando uma abordagem oposta à da Fazenda, que tem implementado medidas econômicas para melhorar o ambiente de crédito.

Leia Também: INSS Negou A Concessão Do Seu Benefício? Veja Como Proceder

A nota da instituição argumenta que o Ministério da Previdência insiste em reduzir artificial e arbitrariamente o teto de juros do consignado do INSS, sem considerar critérios técnicos e a estrutura de custos.

A expectativa é de que durante a reunião do Conselho Nacional da Previdência, marcada para esta segunda-feira, essas questões sejam discutidas, e uma nova redução nas taxas de crédito consignado do INSS possa ser deliberada. A transmissão ao vivo será diretamente de São Paulo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários