25°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Governo emite 1º título verde em dólar no mercado internacional

Governo emite 1º título verde em dólar no mercado internacional

13/11/2023 às 13h21 Atualizada em 13/11/2023 às 16h21
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: jcomp / freepik
Imagem: jcomp / freepik

Hoje (13), o Tesouro Nacional realizou a emissão do seu primeiro título verde em dólar no mercado internacional. A operação foi liderada pelos bancos Itaú BBA, J.P. Morgan e Santander, com os detalhes completos dos títulos a serem divulgados no final do dia.

Conforme informações do Tesouro, foi emitido um benchmark com prazo de 7 anos, com vencimento em 2031. Os recursos captados serão direcionados para "ações que promovam a sustentabilidade, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, conservação de recursos naturais e desenvolvimento social."

Leia também: Meio Ambiente Vai Receber Até 60% Dos Recursos De Títulos Verdes

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estima que o valor inicial da emissão dos títulos verdes seja em torno de R$ 10 bilhões.

Esses títulos verdes fazem parte do Arcabouço Brasileiro Para Títulos Soberanos Sustentáveis, lançado pelo governo brasileiro em setembro. O objetivo é estabelecer diretrizes para a emissão de títulos de dívida verde no exterior, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente no país.

Leia também: Quais os principais tipos de investimentos no Brasil e como direcionar suas aplicações financeiras

O documento, dividido em sete seções, apresenta normas e categorias de atividades associadas a benefícios ambientais e sociais. Dentre as iniciativas destacadas pelo Tesouro, estão a preservação ambiental dos biomas nativos, controle do desmatamento na Amazônia e Cerrado, apoio ao Fundo Clima, produção de energia renovável, eficiência energética e gestão sustentável dos recursos naturais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários