25°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Você tem medo da IA?

Você tem medo da IA?

26/10/2023 às 18h27 Atualizada em 26/10/2023 às 21h27
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: biancoblue / freepik
Imagem: biancoblue / freepik

No Brasil, cerda de 70% dos profissionais de finanças dizem não ter medo ou receio dos impactos da Inteligência Artificial em suas carreiras.

A informação é do estudo Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década, realizado pela TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, em parceria com a H2R Insights e Trends.

Indivíduos pesquisados

Entre as quatro personas abordadas pelo levantamento (Marketing e Vendas; Tecnologia; RH; Finanças) os profissionais de finanças e tecnologia foram os que expressaram menor preocupação em relação à tecnologia (70% - nenhum receio).

A pesquisa da TOTVS também indica que, dentre os profissionais da área de finanças que afirmaram ter algum tipo de receio sobre o avanço da IA, a maior insegurança diz respeito ao impacto na empregabilidade (11%), como substituição da mão de obra e diminuição na demanda de trabalho.

Leia também: A Inteligência Artificial E Seu Impacto Na Contabilidade

Preocupação com a falta de ética e com resultados enviesados é o segundo tópico mais apontado pelos profissionais desta área, com índice de 8%, o maior em relação a este aspecto entre as personas do levantamento.

A Inteligência Artificial continuará sendo uma realidade nas empresas, proporcionando impactos de curto e longo prazo.

Contudo, a pesquisa aponta que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independente da área de atuação, não possuem medo de perder seu emprego para esta tecnologia.

O contínuo aprendizado e atualização dos profissionais no mercado seriam então fatores primordiais neste novo contexto tecnológico.

Leia também: Comissão Discute Sobre O Uso Da Inteligência Artificial Na Educação

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, também denominada de IA, é uma nova e fascinante e área da modernização da tecnologia, que estamos vivenciando.

Ela permite que máquinas e dispositivos eletrônicos realizem tarefas que antes eram exclusivas dos seres humanos.

E não apenas tarefas mecânicas, mas também tarefas que exigiam a atuação de profissionais especializados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários