25°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

CadÚnico oferece benefícios para quem mora sozinho

CadÚnico oferece benefícios para quem mora sozinho

24/10/2023 às 20h08 Atualizada em 24/10/2023 às 23h08
Por: Redação
Compartilhe:
 Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

No Brasil, cada vez mais, os brasileiros estão optando por viverem sozinhos, tanto sendo por necessidade ou até mesmo por escolha, essa parcela da sociedade se destaca nas pesquisas.

E o CadÚnico, objetivando auxiliar os brasileiros que vivenciam essa realidade e necessitam de auxílio, oferece alguns programas especiais.  

O CadÚnico

Vários programas sociais, incluindo o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, utilizam este registro como base para a concessão de benefícios a famílias brasileiras que se encontram em situações de pobreza e extrema pobreza.

Conheça quais são os benefícios para quem vive sozinho no Brasil.

Criado pelo Governo Federal visando aprimorar a qualidade de vida das famílias necessitadas, o CadÚnico também é empregado por Estados e municípios para implementar políticas públicas eficazes.

Ele reúne informações cruciais que direcionam a distribuição de benefícios como o Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, descontos na conta de luz, Vale-Gás, entre outros.

Famílias ou indivíduos que vivem sozinhos podem realizar o cadastro se a soma das rendas de todos os membros da família, dividida pelo número de pessoas, corresponder a até metade do salário mínimo por mês, ou se a total não ultrapassar três vezes o salário mínimo.

Leia também: BPC: O Cadastramento Do CADÚNICO É Obrigatório?

Até mesmo pessoas em situação de rua, sejam sozinhas ou com suas famílias, têm a oportunidade de se cadastrar.

Além disso, mesmo quando não se encaixam nessas condições, indivíduos que necessitem de serviços que demandam o cadastro podem efetuar o preenchimento.

Como me cadastrar no CadÚnico?

Para a realização do cadastramento, o CadÚnico requer informações como as características do domicílio, a identificação de cada membro, níveis de escolaridade, situação de emprego e renda, entre outros dados.

A inscrição pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família disponíveis na cidade de residência.

Profissionais presentes nestes locais estão aptos a fornecer orientações sobre como conduzir a entrevista necessária para a inclusão no sistema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários