22°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Marco Legal das Startups e CPSI: Impulsionam a tecnologia no Setor Público

Marco Legal das Startups e CPSI: Impulsionam a tecnologia no Setor Público

21/09/2023 às 15h15 Atualizada em 21/09/2023 às 18h15
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem por @rawpixel.com / freepik
Imagem por @rawpixel.com / freepik

A inovação tecnológica tem se mostrado cada vez mais relevante para o desenvolvimento econômico e social, e as startups têm desempenhado um papel fundamental na promoção dessa inovação. No Brasil, o ecossistema de startups tem crescido significativamente nos últimos anos, é o que mostra o relatório Inovação em Movimento, realizado pela Cortex, referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina, com apoio da Endeavor, o Brasil conta hoje com 12.040 startups. E o governo tem reconhecido o potencial dessas empresas emergentes para impulsionar a economia e a prestação de serviços públicos de forma mais eficiente e eficaz. 

Nesse sentido, foi criado o Marco Legal das Startups e a Contratação Pública de Soluções Inovadoras (CPSI). Os projetos são iniciativas importantes que visam estimular a interação entre o setor público e as startups, promovendo a inovação no setor e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

Leia também: Saiba Qual O Impacto Da Reforma Tributária Nas Startups

O Marco Legal das Startups, aprovado em 2021 no Brasil, tem como objetivo principal criar um ambiente mais favorável para o crescimento e desenvolvimento das startups no país. Por meio dessa legislação, o governo busca incentivar o empreendedorismo e a inovação, proporcionando medidas que facilitem a criação e a operação das startups, bem como o acesso a financiamentos e investimentos.

Dentre as principais implicações do Marco Legal das Startups estão a definição clara de startups,  importante para que as empresas possam usufruir dos benefícios e incentivos previstos na legislação; e simplificação de processos. Além disso, o Marco Legal das Startups cria o "Sandbox Regulatório", que permite às startups testarem novas soluções em um ambiente regulatório controlado. A lei também oferece incentivos fiscais para os investidores-anjo, tornando o investimento em startups mais atraente.

Leia também: 7 Maneiras Para Aumentar O Faturamento Da Sua Startup

Para além do Marco Legal das Startups, o governo brasileiro também tem promovido a Contratação Pública de Soluções Inovadoras como uma estratégia para impulsionar a inovação no setor público. Essa modalidade de contratação busca envolver startups e empresas inovadoras no fornecimento de soluções tecnológicas e serviços para as diferentes áreas do governo.

As principais características do CPSI são o estímulo à inovação; agilidade e flexibilidade, fazendo com que a contratação de soluções inovadoras permita que o governo se adapte mais rapidamente às mudanças e necessidades da sociedade; redução de custos; e fomento ao empreendedorismo e a criação de novos negócios, contribuindo para o crescimento do ecossistema empreendedor do país.

As oportunidades são promissoras. Ao impulsionar a interação entre o setor público e as startups, é possível criar um ambiente de colaboração e cocriação que pode levar a soluções mais eficientes e inovadoras para os desafios enfrentados pelo governo e pela sociedade como um todo.

O Marco Legal das Startups e a Contratação Pública de Soluções Inovadoras são iniciativas importantes para promover a inovação no Brasil e impulsionar o desenvolvimento do ecossistema empreendedor. Por meio dessas medidas, o governo pode se beneficiar do potencial das startups para oferecer soluções tecnológicas inovadoras que melhoram a qualidade dos serviços públicos e impulsionam o crescimento econômico. 

Por fim, é fundamental que o poder público, o setor privado e as próprias startups trabalhem juntos para superar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas por essas iniciativas, criando um ambiente mais favorável para a inovação e o empreendedorismo no país.

Por Tânia Gomes é fundadora do GOVTECH.LAB, plataforma que conecta startups e governo, e Diretora de Inovação no hub de open innovation Ibrawork.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários