22°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Economia aumentou 2,7% no trimestre encerrado em julho

Economia aumentou 2,7% no trimestre encerrado em julho

20/09/2023 às 13h31 Atualizada em 20/09/2023 às 16h31
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: rafapress / freepik
Imagem: rafapress / freepik

No trimestre encerrado em julho deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todas as atividades econômicas de um país, registrou um crescimento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Monitor do PIB divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (20). Esta análise compreende o período de maio a julho.

No que diz respeito exclusivamente ao mês de julho, a atividade econômica nacional apresentou uma leve queda de 0,3% em relação a junho deste ano. No entanto, quando comparado a julho do ano passado, o PIB mostrou um crescimento de 1,8%.

Leia também: Mercado Aumentou Projeção Do Crescimento Da Economia Em 2023

A FGV destacou que o crescimento de 2,7% no trimestre móvel encerrado em julho, em comparação com o mesmo período de 2022, foi impulsionado pelo aumento do consumo das famílias, que avançou 2,6%, e pelo crescimento das exportações, que registrou um aumento significativo de 15,1%. Além disso, a queda de 0,9% nas importações também contribuiu para o desempenho positivo do PIB nacional.

Leia também: Saiba Quais São Os Efeitos Práticos Do Arcabouço Fiscal Na Economia

Por outro lado, a formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos realizados no país, teve um recuo de 3,2%, principalmente devido à queda de 9,4% no segmento de máquinas e equipamentos.

De acordo com a FGV, o PIB acumulado do Brasil nos primeiros sete meses deste ano totalizou R$ 6,11 trilhões.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários