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Caso Riachuelo: Fatos históricos podem a repulsa de um produto!

Caso Riachuelo: Fatos históricos podem a repulsa de um produto!

14/09/2023 às 17h00 Atualizada em 14/09/2023 às 20h00
Por: Redação
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Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A loja de roupas Riachuelo tem sido alvo de uma série de críticas desde o último domingo (10), quando fez o lançamento de um conjunto de roupas listrado, similar aos uniformes usados pelos judeus nos campos de concentração nazistas. Em nota, a empresa se pronunciou e pediu desculpas pelo ocorrido, dizendo que não houve intenção de ofender e que a escolha da paleta de cores do conjunto foi uma “infelicidade”.

Diante do cenário, é importante compreender a importância que os eventos da história devem possuir no consumo e no comércio, visto que, em casos como este, as roupas carregam sentido.

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O professor de ciências do consumo da ESPM, Tiago Andrade, afirma que erros na produção de peças podem ocorrer, mas este tipo de erro é diferente de uma costura. “É um tipo de erro que ofende pessoas, e dialoga diretamente com a dignidade humana. No mundo contemporâneo, globalizado, e com tanto acesso à infomação, é um tanto quanto inaceitável”, diz o especialista.

Foto: Reprodução/Twitter

Tiago ainda comenta que é necessário rever os processos de produção, tal qual rever as formações profissionais. “Essa é a melhor forma de evitar erros como esses. Mas enquanto isso não se resolve, basta elaborar melhor uma etapa de pesquisa de aceitação do produto antes de colocar em circulação”, completa.

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Diante da repercussão do caso, o Museu do Holocausto explicou, através das redes sociais, que as roupas listradas foram usadas pelos prisioneiros com o objetivo de segregá-los e facilitar a identificação e reconhecimento. Os uniformes, portanto, eram impessoais e retiravam a individualidade, servindo como uma forma de humilhação.

Por Tiago Pereira Andrade, professor de ciências do consumo e varejo da ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. 

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