21°C 34°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Casos de Síndrome Respiratória Grave Apresentam Queda em Adultos e Crianças

Casos de Síndrome Respiratória Grave Apresentam Queda em Adultos e Crianças

27/07/2023 às 17h02 Atualizada em 27/07/2023 às 20h02
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

De acordo com o Boletim Infogripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta quinta-feira (27) no Rio de Janeiro, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) estão diminuindo tanto em adultos quanto em crianças.

Os pesquisadores da fundação realizaram um monitoramento e constataram que a maioria dos estados tem apresentado uma redução nas ocorrências de SRAG causadas pela covid-19.

Além disso, entre as crianças, o principal responsável pela síndrome é o vírus sincicial respiratório (VSR), e os registros desse vírus também estão em queda.

O alerta continua

Apesar da tendência geral positiva, o Boletim Infogripe alerta que cinco estados, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Rio Grande do Sul, ainda estão enfrentando um aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Especificamente em Minas Gerais, esse crescimento pode estar associado ao aumento recente na população infantil, que por sua vez está relacionado ao crescimento dos vírus rinovírus e metapneumovírus.

Leia Também: Ministério Da Saúde Lança Guia De Cuidados Para A Pessoa Idosa

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, as ocorrências de SRAG com causa viral foram distribuídas da seguinte forma: 8,0% atribuídas ao vírus da influenza A, 3,8% ao vírus da influenza B, 35,1% ao vírus sincicial respiratório (VSR) e 23,1% ao coronavírus Sars-CoV-2 (Covid-19).

Quanto às mortes relacionadas à SRAG viral, o coronavírus continua sendo a causa predominante, com uma prevalência de 45,7%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários