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Gestão Comercial: O que é, como fazer e qual sua importância

Gestão Comercial: O que é, como fazer e qual sua importância

27/07/2023 às 13h19 Atualizada em 27/07/2023 às 16h19
Por: Redação
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Imagem: Thapana_Studio / shutterstock
Imagem: Thapana_Studio / shutterstock

O setor comercial é um dos mais importantes para qualquer negócio, ele é responsável por atrair e fidelizar clientes, além de ser fundamental para que a empresa estabeleça relações duradouras. Isso porque, com a constante mudança no mercado e os consumidores cada vez mais exigentes, a gestão comercial é imprescindível para impulsionar as vendas e desenvolver uma relação de transparência e qualidade com os clientes.

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A boa gestão impacta diretamente em indicadores importantes para o negócio: margem de lucro, faturamento e quantidade de clientes, por exemplo. Benefícios como melhorias nas vendas, maior fidelização de clientes, relações mais confiáveis e expansão no mercado também são bem perceptíveis. Bom, já ficou claro o quanto o setor comercial é importante, então, para você desenvolvê-lo melhor, separamos algumas dicas que irão te ajudar:

Estabeleça um sistema de vendas

As vendas são essenciais para o bom andamento do negócio e, por isso, acompanhá-las e administrá-las da forma correta são processos necessários para uma boa estruturação. Com um sistema de controle de vendas, é possível se atentar às metas e aos resultados. Além disso, contribui para vistoriar com frequência se as metas dos principais indicadores estão sendo atingidas e de forma constante.

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Outro ponto importante é planejar ações de venda que criem oportunidades e motivem novos negócios: eventos, promoções e campanhas são alguns exemplos.

Imagem: tiko33 / freepik

Seja presente no atendimento ao cliente

Uma das etapas essenciais é ter um contato direto com o consumidor: afinal, é a partir disso que ele poderá criar confiança sobre o produto ou serviço oferecido. Listamos alguns passos para você se atentar:

  • Compreenda a necessidade do cliente para oferecer o produto/serviço com maior adequação;
  • Preocupe-se em entregar um produto/serviço alinhado com as expectativas do cliente;
  • Não gere vendas desnecessárias que não trarão benefícios a longo prazo para o consumidor;

Analise a concorrência

Analisar a concorrência é essencial para entender o posicionamento da empresa no mercado e identificar as oportunidades de diferenciação. Ao estudar os concorrentes, é possível identificar suas estratégias e encontrar maneiras de se destacar. Isso pode envolver oferecer um valor adicional, fornecer um suporte mais eficiente ou desenvolver soluções inovadoras que atendam às necessidades dos clientes de forma superior.

Identifique suas personas

Identificar o perfil de clientes da empresa é fundamental: é a partir disso que você consegue compreender suas características, necessidades e desejos. Além disso, conhecer seus consumidores permite que você consiga atender suas expectativas e oferecer soluções personalizadas, com estratégias traçadas para um bom atendimento.

Treinar e capacitar sua equipe de vendas também é crucial no processo, uma vez que, assim, será mais fácil de realizar diversas negociações eficazes.

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