O pagamento do Bolsa Família para o mês de julho já foi iniciado, mas muitas famílias unipessoais notaram que suas parcelas foram bloqueadas durante a consulta.
Esse procedimento faz parte da averiguação cadastral unipessoal, que se iniciou em março.
Quer saber o que aconteceu e como consultar seu Bolsa Família? Continue a leitura para saber mais sobre o tema!
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O pagamento do Bolsa Família de alguns beneficiários está sendo bloqueado devido à varredura feita pelo governo federal e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio de uma revisão de benefícios concedidos a cadastros unipessoais.
O MDS tem como meta revisar mais de 8,2 milhões de cadastros unipessoais do Cadastro Único (Cadúnico) até o final de 2023. Desse grupo, aproximadamente 5 milhões são beneficiários do Bolsa Família.
A maioria desses cadastros está sendo investigada devido a suspeitas de recebimento irregular do benefício.
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Ou seja, são famílias inscritas como unipessoais, mas que, na verdade, moram com outros beneficiários.
As famílias que tiveram seus benefícios bloqueados neste mês terão a oportunidade de atualizar seus dados no setor do CadÚnico do seu município até o dia 11 de agosto.
Leia também: Quem tem direito ao Bolsa Família em 2023? Como se cadastrar?
Entretanto, visando organizar a convocação dos cadastros unipessoais que serão averiguados, o governo dividiu esse público em diversos grupos que serão chamados em diferentes etapas ao longo do ano. Confira a seguir.
O MDS lançou um cronograma de convocação dos cadastros unipessoais, confira a seguir de acordo com cada público, quando deve acontecer a regularização do cadastro.
Cronograma de convocação dos cadastros unipessoais | ||
---|---|---|
Público | Data de inclusão ou atualização CadÚnico | Prazo de regularização do cadastro |
Público 1 | entre agosto/2022 e dezembro/2022 | até 16 de junho de 2023 |
Público 2 | entre junho/2022 e julho/2022 | até 11 de agosto de 2023 |
Público 3 | entre março/2022 e maio/2022 | até 15 de setembro de 2023 |
Público 4 | entre novembro/2021 e fevereiro/2022 | até 13 de outubro de 2023 |
Público 5 | até outubro/2021 | até 10 de novembro de 2023 |
Após realizar a atualização do cadastro, caso a família esteja dentro das regras do programa, o pagamento será regularizado, e o beneficiário terá direito aos valores retroativos.
Uma maneira fácil de verificar se o Bolsa Família está bloqueado é por meio do site ou aplicativo do CadÚnico, disponível em versões para Android e iOS.
A plataforma de consulta exibe a data da última atualização do cadastro da família, o estado cadastral atual e também indica quando será necessário realizar uma nova atualização das informações.
Saiba mais: Qual o número do Bolsa Família? Todos canais de atendimento
Além do bloqueio do Bolsa Família devido ao cadastro desatualizado, o beneficiário pode visualizar a mensagem “Benefício bloqueado para crédito em conta”.
No entanto, essa situação é diferente e não está relacionada ao Cadastro Único. Neste caso, a mensagem de bloqueio para crédito em conta sinaliza que o valor da próxima parcela será depositado em breve.
Ele ficará retido para movimentações até a data determinada para o saque, conforme o calendário do Bolsa Família.
Agora que já sabe como consultar se seu Bolsa Família está bloqueado, compartilhe este conteúdo com quem precisa se informar.
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O Bolsa Família pode bloquear pagamentos devido a irregularidades no cadastro, falta de atualização de informações ou pendências na verificação dos critérios de elegibilidade.
O Bolsa Família de julho será pago entre os dias 18 e 31, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.
Ao acessar o aplicativo do Bolsa Família ou Cadastro Único é possível saber se o benefício está bloqueado e o motivo do bloqueio. Geralmente, o bloqueio acontece por falta de atualização dos dados. Para atualizar o cadastro é preciso ir até o CRAS com os documentos de todos da família.
Houve revisões cadastrais para excluir benefícios irregulares, o que resultou na redução do número de famílias atendidas.
Camila Freitas, formada em Jornalismo, com 10 anos de experiência em conteúdo digital.
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