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Programas de afiliados: A estratégia que está impulsionando o marketing digital

Programas de afiliados: A estratégia que está impulsionando o marketing digital

27/06/2023 às 14h47 Atualizada em 27/06/2023 às 17h47
Por: Redação
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Foto: Reprodução
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O marketing de afiliados é um formato de marketing que tem ganhado bastante visibilidade no ambiente digital. É como uma espécie de "parceria", resumindo em poucas palavras.

O marketing de afiliados promove uma relação direta entre aqueles chamados de “produtores” e aqueles que são chamados de “afiliados”. Esta estratégia de marketing se manifesta nos mais variados nichos.

Basicamente, o produtor lança um produto que é divulgado pelo afiliado em vários canais, especialmente online. Dessa forma, o afiliado atrai clientes que realizam compras. Com as vendas concretizadas, o afiliado recebe uma comissão financeira. Em resumo, quanto mais clientes o afiliado conseguir, maior será sua comissão. Essa é uma relação em que todos os envolvidos têm a oportunidade de obter ganhos.

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Pensando no contexto do e-commerce, o marketing de afiliados se torna um modelo bastante atrativo. De acordo com dados da NielsenIQEbit, em 2022, houve um aumento de 24% no número de consumidores no comércio eletrônico no Brasil, em comparação ao ano anterior. Além disso, estima-se que o país possa faturar cerca de R$ 185,7 bilhões neste modelo de negócio ao longo deste ano, conforme informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Esses números demonstram o potencial e a relevância do marketing de afiliados no cenário do comércio eletrônico.

Para implementar essa estratégia, muitas empresas oferecem programa de afiliados, os quais podem ser uma excelente opção. Esses programas têm a função de conectar todas as partes envolvidas, especialmente o produtor e o afiliado.

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O produtor é responsável por desenvolver o produto (ou serviço) que será comercializado e estabelecer a estratégia em conjunto com o afiliado. A partir desse ponto, o afiliado inicia a divulgação do produto em vários canais, frequentemente utilizando as redes sociais, com o objetivo de alcançar principalmente um público relacionado ao nicho do produto em questão.

Nos programas de afiliados, o produtor tem a capacidade de identificar qual é o perfil de afiliado mais adequado para a divulgação do produto que deseja vender. Existem várias formas de marketing de afiliados que podem ser utilizadas nesse contexto.

Por exemplo, alguns afiliados são remunerados quando os clientes clicam nos anúncios e realizam ações específicas, como preencher um formulário ou fazer uma compra. Outros recebem comissões com base no número de visualizações que a divulgação alcança. Há também situações em que o afiliado só recebe uma comissão quando as vendas são efetivamente concretizadas. Essas estratégias variam de acordo com os objetivos do produtor.

Quais os benefícios desta estratégia?

Principalmente para aqueles que possuem uma loja virtual, o marketing de afiliados pode ser uma aposta promissora. Isso se deve ao fato de que ele é capaz de ampliar o alcance da marca, mesmo para negócios menores, sem exigir altos investimentos em outras estratégias que talvez não tenham o mesmo impacto que os afiliados podem proporcionar.

No entanto, é importante ressaltar a importância de estabelecer objetivos claros para as estratégias a serem adotadas. Definir metas e direcionar os esforços para alcançá-las é fundamental para obter os melhores resultados com o marketing de afiliados.

Para acompanhar os resultados do marketing de afiliados, é importante analisar não apenas o aumento nas vendas, mas também a taxa de conversão e os dados relacionados ao tráfego do e-commerce. Além disso, é fundamental avaliar o retorno sobre o investimento feito nos afiliados, ou seja, se os ganhos obtidos são proporcionais aos recursos empregados nessa estratégia.

Ao escolher um afiliado, é necessário prestar atenção a alguns aspectos. Embora o custo-benefício seja um fator relevante, é essencial que o afiliado escolhido esteja alinhado com os objetivos estabelecidos anteriormente.

Por exemplo, no caso de um produto relacionado ao nicho de beleza, é importante escolher um afiliado que tenha afinidade e identificação com esse ramo. Isso possibilitará uma maior chance de converter clientes reais e interessados em adquirir o produto divulgado.

O marketing de afiliados também tem sido adotado por grandes empresas, como a Amazon, uma multinacional e uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A Amazon foi uma das pioneiras nessa estratégia e tem obtido sucesso com ela. Nos últimos anos, o marketing de afiliados tem atraído cada vez mais empreendedores que desejam expandir seus negócios e alcançar um público maior. É uma estratégia eficaz para ampliar o alcance da marca e aumentar as vendas, especialmente no ambiente digital.

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