22°C 34°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Alerta!! 40 remédios passam a ser gratuitos para quem tem Bolsa Família

Alerta!! 40 remédios passam a ser gratuitos para quem tem Bolsa Família

07/06/2023 às 15h19 Atualizada em 07/06/2023 às 18h19
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem por Vergani Fotografia / shutterstock
Imagem por Vergani Fotografia / shutterstock

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (7) que os beneficiários do  Programa Bolsa Família terão gratuidade em 40 medicamentos da lista do Programa Farmácia Popular. 

Hoje em dia, as medicações do programa são divididas, parte da lista é gratuita e outra parte tem desconto de 90% em relação ao preço comercial. 

Entre os remédios que têm apenas desconto e, agora, passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família, estão anticoncepcionais, para doenças de Parkinson, para rinite, para o colesterol e até mesmo fraldas geriátricas.

O Programa Farmácia Popular também dá gratuidade em 22 medicações para controle de asma, diabetes e hipertensão. As gratuidades destes medicamentos permanecem inalteradas. 

Leia também: Rui Costa Anuncia Lançamento Iminente Do Novo Farmácia Popular

Como será o acesso aos medicamentos

O governo afirma ainda que não será necessário cadastro para retirada dos remédios. A identificação se dará por meio do próprio sistema do Farmácia Popular. 

Para obter a medicação, o paciente precisa ir a um estabelecimento credenciado com o selo "Aqui tem Farmácia Popular" e apresentar os seguintes documentos:

  • identidade com foto e número do CPF;
  • receita médica dentro do prazo de validade, seja emitida pelo SUS ou por um médico particular.

Para a retirada das fraldas geriátricas, é preciso que o paciente tenha mais de 60 anos ou seja pessoa com deficiência. E apresente prescrição, laudo ou atestado comprovando a necessidade do uso das fraldas. 

Nesta quarta, o governo deve anunciar também a introdução do Farmácia Popular em comunidades indígenas, que terão acesso às medicações por meio de um representante, sem a necessidade de informar CPF.

Foto: Elza Fiúza/Abr

Medicamentos que serão gratuitos 

Confira abaixo a lista de medicamentos disponíveis no Farmácia Popular:


Gratuitos para toda a população

  • Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
  • Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml).
  • Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).

Com coparticipação (e, agora, também gratuitos para quem recebe Bolsa Família)

  • Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)
  • Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg)
  • Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)
  • Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)
  • Incontinência: fralda geriátrica
  • Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg)
  • Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)
  • Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários