22°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Projeto do MT garantirá renda para pescador e vai combater a pesca predatória

Projeto do MT garantirá renda para pescador e vai combater a pesca predatória

31/05/2023 às 17h54 Atualizada em 31/05/2023 às 20h54
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem por @wirestock / freepik
Imagem por @wirestock / freepik

O Governo de Mato Grosso trabalha para combater a pesca predatória nos rios do Estado pelos próximos cinco anos. O Projeto de Lei 1363/2023, apresentado na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (31.05), também visa garantir que o pescador profissional artesanal mantenha renda durante o período de defeso.

A proposta do Governo prevê que no período de cinco anos, a começar em 1º de janeiro de 2024, o transporte, armazenamento e comercialização do pescado fiquem proibidos em todos os rios de Mato Grosso.

Leia também: Fiscalização Apreende Pesca Ilegal No Estado De Goiás

Durante esse período será permitida a modalidade pesque e solte, assim como a pesca de subsistência. No caso dos pescadores artesanais, será pago auxílio financeiro por três anos, e o profissional receberá qualificação, em programas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania para o turismo ecológico e pesqueiro e de produção sustentável da aquicultura.

Photo by @danmir12 / freepik
Photo by @danmir12 / freepik

A medida foi necessária em razão da redução dos estoques pesqueiros em rios do Estado, colocando em risco várias espécies nativas de Mato Grosso e Estados vizinhos. Além da preservação das espécies e combate à pesca predatória, o objetivo do projeto também é fomentar o turismo no Estado e garantir emprego e renda para as famílias.

Leia também: Projeto Isenta Agricultor Familiar, Pescadores E Famílias De Baixa Renda Do IPI Na Compra De Celular

O projeto será apreciado pelos deputados estaduais, na próxima sessão.

Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários