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7 dicas de como se sair bem na entrevista de emprego

7 dicas de como se sair bem na entrevista de emprego

31/05/2023 às 11h19 Atualizada em 31/05/2023 às 14h19
Por: Redação
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Foto: Reprodução
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É comum as pessoas ficarem nervosas em entrevistas de emprego e perderem a vaga por conta disso. Então se você finalmente recebeu a chance de participar de um processo seletivo e deseja saber como se portar da forma correta.

Algumas entrevistas são mais tranquilas, outras são mais complicadas, a verdade é que nunca se sabe o que esperar desse momento. Dessa forma, é fundamental estar preparado para se sair bem e conquistar a vaga.

O desempenho de cada um depende da personalidade e do comportamento durante o processo seletivo, mas existem algumas maneiras de melhorar esses aspectos, independentemente da vaga que o candidato está concorrendo.

  Fique ligado, porque hoje nós trouxemos 7 dicas para ir bem na entrevista de emprego! Confira.

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1 - Pesquise a empresa e a vaga antes da entrevista 

Antes de ir para uma entrevista pesquise sobre a empresa e sobre a vaga que você está concorrendo. Então, nada de sair de casa sem pesquisar! 

Demonstrar conhecimento sobre a empresa e a vaga irá te destacar dos outros candidatos, de preferência siga a empresa nas redes sociais também.

2 - Chegue com antecedência

A primeira dica é não se atrasar, se você quer chamar a atenção de seu empregador é crucial ser pontual. Pessoas atrasadas demonstram falta de comprometimento e desrespeito com o tempo dos outros. Por isso, no dia da sua entrevista se programe para sair cedo de casa e não se atrasar.

3 - Agradeça pela oportunidade

Uma dica legal é agradecer seu entrevistador no começo e no final da entrevista pela oportunidade. Além disso, lembre-se de ser educado com todos, desde o porteiro até os outros candidatos.

4 - Falar sobre os pontos importantes

Procure manter o foco em informações que sejam relevantes para o entrevistador, sem cometer exageros nos exemplos.

Não fale muito sobre sua vida pessoal, a não ser que o recrutador faça alguma pergunta.  Fale sobre suas experiências anteriores em ordem cronológica, mostrando de que maneira a sua carreira evoluiu com elas.

5 - Tenha seu histórico de trabalho na ponta da língua

Para que a sua participação seja efetiva, não é necessário chegar na entrevista coletiva com um discurso pronto e respostas decoradas. O importante é mostrar que você conhece e sabe falar sobre a sua trajetória profissional de forma objetiva, destacando suas conquistas, pontos positivos, pontos de melhoria, diferenciais, objetivos, etc. 

Isso demonstra confiança e lhe destacará perante os outros candidatos. Todavia, nunca invente informações ou fale de habilidades que você não possui, o entrevistador pode descobrir que você mentiu e isso pode prejudicar a sua imagem.

6 - Preste atenção na sua comunicação verbal e não verbal

Treine a sua habilidade de comunicação, ter uma boa oratória e saber se expressar de forma clara, é essencial para que o entrevistador entenda aquilo que você quer dizer. 

É importante também, que você preste atenção na sua expressão corporal, gestos, tom de voz e postura, seu corpo e ações dizem muito sobre você.

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7 - Demonstre comprometimento

É fundamental que você demonstre comprometimento, mostrando que deseja crescer dentro da organização e ao mesmo tempo deseja contribuir para que os negócios da empresa cresçam e tornem-se constantemente prósperos.

Mas lembre-se: demonstrar comprometimento é diferente de parecer desesperado. Tenha cuidado, pois a linha entre um e outro é bastante tênue. 

Sendo assim, nada demonstrar que está disposto e fazer tudo o que for necessário para conseguir ou que precisa dela mais do que os outros candidatos, mostre que você a merece, não pode necessidade, mas sim por ter as habilidades e competências que mais se encaixam ao perfil da vaga e ao que a empresa procura em um profissional. 

Fazendo isso, os recrutadores olham para você com bons olhos e as suas chances de ser contratado tendem a aumentar de forma considerável.

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