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6 passos para ser um corretor ou consultor imobiliário de sucesso

6 passos para ser um corretor ou consultor imobiliário de sucesso

25/05/2023 às 15h14 Atualizada em 25/05/2023 às 18h14
Por: Redação
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Imagem por @jcomp / freepik
Imagem por @jcomp / freepik

O mercado imobiliário, constantemente, passa por mudanças, contudo, é sempre um setor muito influente economicamente e também sempre em repercussão.

Assim, profissionais que desejam ingressar nesse mercado podem ter a certeza de se tratar de uma área movimentada e que pode trazer bons retornos.

A carreira de corretor ou consultor de imóveis é uma das mais buscadas. São muitas as vantagens dessa área, como bom retorno financeiro, oportunidades de crescimento e contato com muitas pessoas influentes do mercado.

Veja abaixo os passos fundamentais para o sucesso de um corretor de imóveis.

1. Início da carreira como corretor de imóveis

Começar na carreira é o primeiro passo para o sucesso. Para se tornar um corretor, é preciso ter um curso técnico em Transações Imobiliárias.

Só assim para o profissional conseguir se registrar no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), órgão que fiscaliza a área.

É indicado, mas não exigido, que a pessoa tenha algum curso de graduação, como administração ou economia, por exemplo. Para, assim, ter uma visão mais abrangente sobre o setor.

2. Nicho de mercado

O mercado imobiliário no Brasil é bastante vasto. Algumas áreas são:

  • Imóveis residenciais;
  • Imóveis comerciais;
  • Imóveis rurais;
  • Imóveis de turismo;
  • Locação e administração de imóveis locados;
  • Terrenos;
  • Entre outros.

Com isso, vale a pena o profissional se especializar em alguma delas, já que um especialista costuma ser mais valorizado e ter mais credibilidade dentro da área escolhida.

Claro que um corretor generalista também tem seu espaço, mas, conforme os objetivos de carreira, focar em um único setor imobiliário pode ser vantajoso.

3. Conhecer bem o mercado

É importante que o profissional domine o mercado imobiliário como um todo e esteja por dentro de tendências, acontecimentos do setor e mais. Parte desses conhecimentos é adquirida no curso técnico em Transações Imobiliárias, mas a reciclagem é sempre bem-vinda.

Portanto, o corretor deve estar sempre antenado, como, por exemplo, participando de eventos e meetups, conversando com pessoas dos setores, lendo notícias e estudando o setor. Além de estar vivendo, na prática, os acontecimentos do mercado, em suas vendas e prospecções.

4. Saber sobre vendas e negócios

Duas áreas fundamentais para um profissional do mercado imobiliário são vendas e negócios. As duas disciplinas guiam as transações e são basilares para quem atua com vendas de imóveis, por exemplo.

Assim, além das habilidades em mercado imobiliário, é importante estudar vendas e negócios.

5. Relacionamento com o cliente

Corretores de imóveis também devem entender de pessoas para conseguir ter sucesso em sua carreira. Isso porque o tempo todo eles vão lidar com pessoas, como investidores, clientes, leads, proprietários de imóveis, empresários e muito mais.

Com isso, saber se relacionar é fundamental. Contudo, o foco deve estar no relacionamento com o cliente, já que este será o contato mais importante, o de quem faz a compra do imóvel ou a contratação do seu serviço.

O relacionamento com o cliente engloba diferentes disciplinas, como prospecção de leads, comunicação, engajamento, interesse e encantamento. Tudo isso entra em questão para acontecer uma venda e, após ela, a fidelização desse cliente.

Aqui, o contato humanizado e que demonstre interesse deve guiar as estratégias com o cliente.

6. Profissionalização do negócio

Além de ser um profissional de excelência, o próprio negócio deve ser profissional e formal o bastante para ajudar no sucesso.

Uma ferramenta imprescindível é um CRM para imobiliária, um programa integrador que engloba todas as ações e etapas de negócio: desde a prospecção de leads até o gerenciamento da carteira de clientes. Um software como esse colabora com a organização, a escalabilidade do negócio e a eficácia dos processos, além de facilitar a rotina.

Fora um CRM, que vai ajudar nas operações, também são necessários:

  • Criação de um site: para credibilidade, alcance e profissionalização do negócio.
  • Presença nas redes sociais: clientes de todos os setores estão por lá, portanto, ter perfis nas redes colabora no alcance e na autoridade sobre o assunto.
  • Criação de conteúdo: seja em redes sociais, blog ou site, um profissional que cria conteúdo se diferencia dos demais por ser autoridade no assunto e ter credibilidade no mercado.
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