22°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Novo projeto destina recursos para superação de desigualdades raciais

Novo projeto destina recursos para superação de desigualdades raciais

25/05/2023 às 04h24 Atualizada em 25/05/2023 às 07h24
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem por @javi_indy / freepik
Imagem por @javi_indy / freepik

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei complementar (PLP) da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) que inclui entre os objetivos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FCEP) a aplicação de recursos na superação das desigualdades raciais.

A proposta não afeta as finanças da União, apenas amplia as possibilidades de uso dos recursos do fundo federal, que destina verbas para ações suplementares em áreas como nutrição, habitação e saúde. Previsto na Constituição, o FCEP foi criado pela Lei Complementar 111/01.

Leia também: Lei Torna Obrigatório Incluir Dados Raciais Em Documentos Trabalhistas

O projeto (PLP 221/16) recebeu parecer favorável da relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF). Ela apresentou uma emenda de redação, sem interferir no conteúdo do projeto. “O projeto inova o ordenamento jurídico brasileiro”, disse Kokay.

Designed by @pch.vector / freepik
Designed by @pch.vector / freepik

A deputada Laura Carneiro, que apresentou a proposta, afirma que o crescimento da intolerância racial no Brasil acentuou a desigualdade social, prejudicando negros e pardos.

Leia também: Injúria Racial É Crime De Racismo? Confira!

“Não basta continuar adotando as políticas de cotas raciais na educação e nos diferentes campos da atividade profissional. É preciso assegurar recursos para melhorar a qualidade de vida dos grupos mais vulneráveis”, disse Carneiro.

Tramitação

O projeto será analisado agora no Plenário da Câmara. Se aprovado, seguirá para o Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários