22°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

USP adota cotas em concursos destinados a professores e funcionários

USP adota cotas em concursos destinados a professores e funcionários

23/05/2023 às 15h28 Atualizada em 23/05/2023 às 18h28
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem por @vaksmanv / freepik
Imagem por @vaksmanv / freepik

A Universidade de São Paulo (USP) vai reservar 20% das vagas em concursos da instituição para pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI). A ação afirmativa vai abranger as seleções para docentes, servidores técnicos e administrativos. A resolução foi aprovada pelo Conselho Universitário na segunda-feira (22).

Leia também: USP E Ibram Criam Sistema Para Identificar Procedência Do Ouro

A reserva de 20% das vagas será aplicada para os concursos com abertura de três vagas ou mais. Para as seleções com uma ou duas vagas, os candidatos PPI receberão pontuação diferenciada a partir da regulamentação estadual.

As autodeclarações dos candidatos pretos e pardos serão confirmadas por uma banca de heteroidentificação. No caso das candidaturas indígenas, será exigido o Registro Administrativo de Nascimento do Índio (Rani) do próprio candidato ou de um dos genitores.

Leia também: USP Cria Edital Para Bolsas De Pós-Doutorado A Pesquisadores Negros

Processos seletivos que estão suspensos na universidade, para a contratação de 79 pessoas para os cargos de analista administrativo, médico veterinário e procurador, deverão receber um novo edital com a incorporação da reserva de vagas.

Original de Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários