22°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

ES: Foi descartada suspeita de gripe aviária em humano

ES: Foi descartada suspeita de gripe aviária em humano

22/05/2023 às 11h42 Atualizada em 22/05/2023 às 14h42
Por: Redação
Compartilhe:
REUTERS/Mariana Nedelcu/File Photo
REUTERS/Mariana Nedelcu/File Photo

O Ministério da Saúde informou sábado (20) que foi descartada a suspeita de gripe aviária que teria acometido um funcionário do Parque da Fazendinha, no Espírito Santo. No local, foi encontrada uma ave com a doença.

Leia também: Possível Caso De Gripe Aviária Em Humano É Identificado No Espírito Santo

Ao todo, esclareceu a pasta em nota, somente um dos 33 funcionários do quadro do parque estava sob observação e aguardava resultado do teste. "O resultado divulgado hoje informa que o caso suspeito teve resultado laboratorial negativo para todos os alvos testados – ou seja, foi descartado para Influenza Aviária (H5N1). Das outras 32 amostras, 30 foram negativas para todos os alvos testados e 2 testaram positivo para vírus que já estavam em circulação (Influenza A e Influenza B)", complementa o informe.

Leia também: Organização Mundial Da Saúde Confirma Primeira Morte Por Gripe Aviária No Mundo

Imagem: Getty Images/Marcia Nelsis / editado por Jornal Contábil

De acordo com o ministério, no estado, houve notificação de outros três pacientes que apresentam sintomas que se enquadram na doença, sendo que um deles já foi descartado. Os outros dois já tiveram amostras coletadas e aguardam resultado. Os pacientes foram isolados e estão sendo monitorados pelas equipes de saúde.

"As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, após encaminhamento do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. O Ministério da Saúde orientou busca ativa para investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais", finaliza a pasta.

Original de Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários