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Prazo de adesão das instituições públicas ao Sisu já se iniciou

Prazo de adesão das instituições públicas ao Sisu já se iniciou

23/05/2023 às 09h01 Atualizada em 23/05/2023 às 12h01
Por: Redação
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Designed by freepik / logo sisu / editado por Jornal Contábil
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As instituições públicas de educação superior (federais, estaduais ou municipais) já têm a possibilidade de participar do segundo processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O prazo para adesão iniciou nesta segunda-feira, dia 22, e encerrará às 23h59 da sexta-feira, dia 26.

Caso seja necessário, as instituições poderão fazer retificações no documento de adesão entre os dias 29 de maio e 9 de junho.

A adesão das instituições de ensino é realizada por meio do Sisu Gestão, um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação.

Através desse sistema, as instituições participantes disponibilizarão vagas em cursos de graduação, que serão disputadas por candidatos inscritos nas duas edições anuais do Sisu.

No segundo processo seletivo de 2023, os candidatos serão selecionados com base na melhor classificação obtida na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os procedimentos para a adesão e o cronograma completo foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU) do dia 15 do último mês.

Leia Também: Prazo Para Instituições Públicas Aderirem Ao Sisu Começa Hoje!

Documento de adesão

A instituição que participa do Sisu deve descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência para as vagas oferecidas no âmbito do programa.

Ao assinarem o Termo de Adesão, as instituições federais de educação superior se comprometem a cumprir as disposições da Lei nº 12.711, de 2012, conhecida como Lei de Cotas.

Durante o período de inscrição dos estudantes nos processos seletivos do Sisu, cujas datas ainda serão definidas pelo MEC, essas instituições de ensino superior devem disponibilizar acesso gratuito à internet nos dias e horários regulares de funcionamento.

Além disso, as instituições participantes também devem fornecer acesso virtual para o envio da documentação necessária para a efetivação da matrícula do estudante, seguindo o cronograma que será anunciado pelo MEC.

Conforme estabelecido pelo edital, as instituições também se comprometem a divulgar na internet e em locais de grande circulação de estudantes as condições específicas de concorrência para as vagas oferecidas no programa de seleção, no momento da adesão.

Para obter informações adicionais, um número de telefone para esclarecer dúvidas está disponível: 0800-616161.

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