22°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Consulta  Ao 1° Lote Do Imposto De Renda Será Dia 24

Consulta  Ao 1° Lote Do Imposto De Renda Será Dia 24

18/05/2023 às 23h03 Atualizada em 19/05/2023 às 02h03
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: gustavomellossa / lifeonwhite / freepik
Imagem: gustavomellossa / lifeonwhite / freepik

De acordo com a Receita Federal a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023 será liberada no dia 24 de maio. Uma semana antes, será divulgada a lista de contribuintes elegíveis. para você fazer consulta basta clicar neste link.

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda vai respeitar uma ordem para realizar o pagamento: 

Vão receber primeiro os contribuintes com prioridade legal: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Em 2023, o pagamento da restituição começará no dia 31 de maio. Para quem enviou sua declaração até o dia 10 de maio terá a chance de receber no primeiro lote, sendo que as datas de pagamento para cada lote são definidas por lei.

O contribuinte que quiser fazer uma consulta para saber quando vai receber a restituição do Imposto de Renda, deverá acessar o site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, basta informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Para informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-CAC. Neste caso, será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’. 

Datas dos lotes de restituição do IR 2023

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 29 de setembro.

Leia Também: Bolsa Família: Veja Quem Recebe Nesta Sexta-Feira (19)

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda 2023?

Poderá ter direito a restituição qualquer pessoa que declarou o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) desde que haja saldo a ser recebido. 

O cálculo da restituição depende de uma série de fatores, incluindo o montante de gastos, o valor do imposto retido na fonte e o modelo de tributação. Caberá a Receita Federal analisar cada caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários