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Comunicando más notícias: dicas para líderes

Comunicando más notícias: dicas para líderes

11/05/2023 às 13h48 Atualizada em 11/05/2023 às 16h48
Por: Redação
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Imagem: freepik
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Comunicar notícias ruins ou desagradáveis é uma das tarefas mais difíceis e desafiadoras que um chefe, líder ou patrão pode enfrentar. Isso se deve ao fato de que recados desta natureza podem afetar negativamente a moral dos funcionários, o clima organizacional e até mesmo a produtividade da empresa.

Ao passar uma informação com teor negativo para os trabalhadores, o chefe muitas vezes se depara com a difícil tarefa de encontrar as palavras certas para transmitir a mensagem de maneira clara e concisa, sem parecer insensível ou desrespeitoso. Além disso, é preciso estar preparado para lidar com as reações emocionais dos funcionários, que podem variar de tristeza e frustração a raiva e ressentimento.

No entanto, é importante que o chefe comunique a notícia de maneira clara e honesta, para que os funcionários entendam a situação e possam se preparar para as consequências. Neste âmbito, é essencial que o mensageiro esteja disponível para ouvir as preocupações e dúvidas dos funcionários, para que eles se sintam respeitados e valorizados.

Posturas que devem ser evitadas ao dar uma má notícia

No âmbito corporativo, conforme o estadunidense Joseph Grenny, especialista em comunicação, é normal se deparar com certas atitudes tomadas por chefes que representam verdadeiros obstáculos para a eficiência da mensagem, são elas: 

  • Passar a responsabilidade: é usual que o chefe culpe aqueles que estão em cargos mais altos, o que pode prejudicar a relação entre as pessoas integrantes do ambiente de trabalho, em termos interpessoais e de produtividade;
  • Procrastinar: é comum que alguns chefes atrasem a comunicação de uma notícia ruim, esperando que a situação melhore ou adiando a conversa por medo das reações dos funcionários. Isso pode aumentar a incerteza e a ansiedade dos funcionários, prejudicando a relação de confiança com a liderança.
  • Se manter distante: também é bastante comum encontrar uma certa distância emocional dos líderes ao passarem uma mensagem desagradável. As consequências da falta de empatia ou transparência são das mais diversas, o que pode incluir perda de respeito ou confiança pela chefia. 
Imagem: Drazen Zigic / freepik

4 dicas para passar a mensagem desagradável de forma correta

Em publicação na sua página do Linkedin, o Inspirational and transformational leader, Paulo Henrique de Aquino, elenca algumas estratégias que podem auxiliar o líder, no momento em que será necessário comunicar uma notícia ruim aos funcionários. Confira, ao menos, 4 dicas concedidas pelo especialista: 

  1. Passe a notícia de maneira clara e direta, pois, florear muito somente atrapalha e tornará a mensagem mais difícil; 
  2. Assuma a responsabilidade sobre a mensagem, de modo a dar teor coletivo à decisão, e explicar como a lideranças chegou a na respectiva escolha; 
  3. Assim que o comunicado for dado, procure dar uma pausa para que a notícia seja digerida. Para Aquino, é que o líder “não divague para preencher o silêncio ou evitar o contato visual.”; 
  4. Por fim, é essencial que o líder demonstre empatia e compreensão, reconhecendo os efeitos que uma notícia deste âmbito pode causar aos funcionários, em termos emocionais e de planejamento. 
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