21°C 36°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Bancos deixarão de oferecer transferências via DOC e TEC

Bancos deixarão de oferecer transferências via DOC e TEC

04/05/2023 às 13h45 Atualizada em 04/05/2023 às 16h45
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: suwant / freepik
Imagem: suwant / freepik

Um dos serviços mais badalados das agências bancárias, as transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) estão com os seus dias contados.

Nesta quinta-feira (4) a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que as instituições financeiras ligadas à entidade deixarão de oferecer DOC (Documento de Ordem de Crédito) para pessoas físicas e jurídicas até 29 de fevereiro de 2024. 

Outra operação financeira que vai deixar de existir será a TEC (Transferência Especial de Crédito). O motivo da decisão, segundo a instituição financeira, é o fato da população "mostrar desinteresse" pelo uso desses meios de pagamentos. 

Foto: EBC

O grande vilão para o fim da TEC e do DOC é o PIX (sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central), que virou febre entre os brasileiros.

Quando foi criado o DOC?

O DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central (BC) e foi muito usado pelos correntistas de bancos. Entretanto, perdeu espaço para sistemas mais rápidos e mais baratos de transferências de recursos. Uma dessas ferramentas é o PIX.

De acordo com a Febraban, foram realizadas 59 milhões de operações via DOC em 2022, apenas 3,7% do total de 63 bilhões de transferências feitas no ano.

O levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos, o DOC ficou bem atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do Pix, a escolha preferida dos brasileiros, com 24 bilhões.

Também será descontinuada as operações realizadas via TEC (Transferência Especial de Crédito), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

Neste caso, existem outras modalidades de operação que oferecem o mesmo serviço de maneira instantânea, a exemplo da TED, e sem custo, no caso do Pix, nas transações de menor valor.

Leia Também: Faltam Menos De 30 Dias Para Terminar O Prazo Do IR 2023

O PIX e TED

O Pix é um modo de transferência monetária instantâneo e de pagamento eletrônico instantâneo em real brasileiro, oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, que funciona 24 horas, ininterruptamente, sendo o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é um processo de transferência de remessa de dinheiro de qualquer valor. Essa operação é obrigatória para todos os envios que ultrapassam R$ 5 mil. Além disso, vale saber que, quando o assunto é TED, existem dois tipos de transações:

TED E: envolve contas bancárias de diferentes titularidades;

TED D: é realizado entre contas do mesmo titular.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários