22°C 36°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Justiça manda tirar Telegram do ar no Brasil após rede não entregar dados

Justiça manda tirar Telegram do ar no Brasil após rede não entregar dados

26/04/2023 às 16h57 Atualizada em 26/04/2023 às 19h57
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: snowing / freepik
Imagem: snowing / freepik

Foi determinado pela Justiça Federal do Espírito Santo a suspensão do Telegram no Brasil. Até às 16 horas o aplicativo continuava no ar. 

A decisão veio depois que o Telegram não enviou à Polícia Federal dados completos sobre grupos neonazistas. O texto da Justiça manda que operadoras de telefonia e lojas de aplicativos retirem o aplicativo do ar imediatamente.

Segundo informações, a empresa teria mandado apenas dados parciais de um administrador de um dos grupos. A Justiça do Espírito Santo quer que a empresa envie dados também de quem participou das conversas.

Multa

O Telegram também foi punido com o aumento da multa que antes estava em R$ 100 mil e subiu para R$ 1 milhão por dia, caso continue se recusando fornecer os dados.

O juiz Wellington Lopes da Silva não aceitou o argumento da empresa que alegou que "o grupo já foi deletado".

A PF disse aos jornalistas que o pedido de acesso aos dados do grupo neonazista foi feito depois que a investigação sobre o ataque a uma escola em Aracruz, que deixou quatro mortos, descobriu a interação do assassino, de 16 anos, com grupos com conteúdos antissemitas pelo Telegram.

Leia Também: INSS: O Que É Preciso Para Se Aposentar Por Idade?

O Telegram

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem. A plataforma está disponível para smartphones ou tablets, computadores e também como aplicação web. Os usuários podem fazer chamadas com vídeo, enviar mensagens e trocar fotos, vídeos, autocolantes e arquivos de qualquer tipo.

Foi fundado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, os fundadores do VK, a maior rede social da Rússia. O Telegram é uma empresa independente, não ligada ao VK. 

Atualmente, encontra-se sediado em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Nikolai criou o novo protocolo MTProto em que o mensageiro é baseado, enquanto Pavel forneceu apoio financeiro e de infraestrutura por meio de seu fundo da Digital Fortress.

O Telegram afirma que é mais seguro do que os mensageiros do mercado de massa, como WhatsApp e Line. O aplicativo possui dois tipos de chats. Os chats comuns usam criptografia de cliente-servidor e podem ser acessados a partir de vários dispositivos. Os bate-papos secretos usam criptografia end-to-end e só podem ser acessados a partir dos dois dispositivos participantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários