22°C 36°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Proposta permite novos ajustes consensuais sobre bens mesmo após divórcio

Proposta permite novos ajustes consensuais sobre bens mesmo após divórcio

25/04/2023 às 14h29 Atualizada em 25/04/2023 às 17h29
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem por @freepik / freepik
Imagem por @freepik / freepik

O Projeto de Lei 35/23 altera o Código Civil para permitir novos ajustes consensuais sobre a partilha de bens imóveis mesmo após o acordo celebrado entre as partes e homologado judicialmente no processo de divórcio. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

O texto prevê expressamente que a decisão formada em razão do acordo entre as partes no momento do divórcio não impede que haja um novo ajuste consensual sobre o destino dos bens, desde que o requerimento de alteração não decorra de erro formal nem de disputas sobre os bens.

Leia também: Veja Tudo Sobre O Regime Da Comunhão Parcial De Bens

“Assim, seria desnecessário exigir das partes a uma ação anulatória sempre que o requerimento de alteração do acordo não decorrer de vício ou de erro de consentimento e quando não houver disputas sobre os bens”, afirma o autor, deputado Marangoni (União-SP). Ele defende que a medida está de acordo com princípios da economia processual, da celeridade e da razoável duração do processo.

Imagem por @freepik / freepik
Imagem por @freepik / freepik

Leia também: Proposta Prevê A Apreensão De Bens Usados Em Crime Ambiental

A alteração no Código Civil visa a adoção da solução consensual e do uso de mecanismos adequados de solução das controvérsias, com base na capacidade que possuem as partes de livremente convencionar e dispor sobre os seus bens, direitos e destinos”, conclui o autor.

Tramitação

O texto será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários