24°C 36°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Imposto de Renda 2023: Como funciona a restituição?

Imposto de Renda 2023: Como funciona a restituição?

01/04/2023 às 18h24 Atualizada em 01/04/2023 às 21h24
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O envio do Imposto de Renda (IR) de 2023 começou no dia 15 de março e termina somente no final de maio, mesmo com prazo maior, muitos contribuintes já enviaram suas declarações e querem saber como funciona a restituição.

Quem não gosta de receber dinheiro? Todo mundo gosta! A restituição do IR é uma notícia boa para todos os contribuintes, quanto maior a restituição melhor, isso é lógico. Entretanto, muitos cidadãos ficam curiosos sobre o funcionamento deste crédito.

Se você já enviou a sua declaração do Imposto de Renda em 2023 e quer saber como funciona a restituição, acompanhe este artigo até o final e se informe.

Leia também: Conta de Luz continua verde em abril

Como funciona a restituição do Imposto de Renda 2023?

Quando um contribuinte elabora uma declaração, a Receita Federal realiza um cálculo para verificar se esse cidadão contribuiu com mais imposto do que deveria, se o contribuinte pagou mais imposto do que ele realmente devia, ele será restituído deste valor.

Após o envio da sua declaração a Receita analisa tudo que foi declarado, se estiver tudo correto a sua declaração entrará em fila de restituição e, após isso, basta aguardar que os pagamentos dos lotes de restituição comecem.

Enquanto as declarações do Imposto de Renda 2023 ficam na fila de restituição, elas estão aguardando a liberação de recursos do governo e a data em que o pagamento dos lotes começa

A ordem de pagamentos é feita respeitando as prioridades e a data de transmissão, ou seja, quem enviar primeiro receberá primeiro, este ano todos os contribuintes têm a chance de participar dos grupos prioritários por conta do PIX e da declaração pré-preenchida.

Você pode consultar a situação da sua restituição clicando aqui.

Lotes de restituição

Como citamos acima os lotes de restituição do Imposto de Renda 2023 contam com grupos prioritários, as seguintes pessoas integram esses grupos:

  • acima de 80 anos;
  • acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  • cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • que fizeram a pré-preenchida ou indicaram PIX para restituição;
  • demais.

A data de pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2023 é a seguinte:

  • 31/5 – Primeiro lote 
  • 30/6 – Segundo lote 
  • 31/7 – Terceiro lote 
  • 31/8 – Quarto lote 
  • 29/9 – Quinto e último lote 

Enfim, é desta maneira que funciona o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023, existem formas de aumentar a sua restituição declarando gastos dedutíveis seus ou dos seus dependentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários