21°C 36°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Alerta!! Medicamentos vão ficar mais caros!

Alerta!! Medicamentos vão ficar mais caros!

27/03/2023 às 14h38 Atualizada em 27/03/2023 às 17h38
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem por Vergani Fotografia / shutterstock
Imagem por Vergani Fotografia / shutterstock

No dia 1° de abril, os medicamentos vão subir de preço. Infelizmente não se trata de uma notícia falsa. Bem no dia da mentira, os cidadãos de todo o país vão sentir em seus orçamentos o reajuste dos remédios.  

O reajuste anual do preço dos medicamentos no país é determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). A nova mudança trará um aumento significativo de preços, com alguns medicamentos saltando entre 5,6% a 6,8%.

Isso significa que os preços dos medicamentos podem se tornar bastante caros para algumas pessoas. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos trabalha há meses na definição da nova estrutura de preços. 

O anúncio oficial vai ocorrer nos próximos dias, revelando os valores exatos em que os preços vão aumentar.

Em 2022, o reajuste médio publicado foi de 10,89%, todavia alguns medicamentos subiram em 18% sendo o maior dos últimos 10 anos. 

Assim, segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos o preço dos medicamentos variou em 76,79% na última década e a inflação acumulada foi de 90,24%.

Leia também: Dupla isenção de IR 2023: veja quem está incluído!

É possível economizar? 

Sim!! Pesquise antes de comprar. Os reajustes não são automáticos nem imediatos. Entenda que o mesmo princípio ativo é vendido por diversos fabricantes, que podem ter preços diferentes. 

Dessa forma, outro ponto importante é que alguns planos de saúde e redes de farmácias oferecem descontos em seus produtos. Procure se informar antes de adquirir algum medicamento.

Uma outra opção para conseguir gastar menos com remédios é fazer cadastros em programas governamentais que distribuem remédios de graça ou os vendem subsidiados, como o Farmácia Popular, do governo federal.

Por fim, procure por remédios genéricos que são mais baratos. Vale pedir ao médico para que faça a prescrição com base no princípio ativo e não pelo nome comercial, para conseguir comprar o genérico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários