21°C 37°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Saúde: Brasil começa campanha de vacinação contra a Mpox

Saúde: Brasil começa campanha de vacinação contra a Mpox

14/03/2023 às 15h20 Atualizada em 14/03/2023 às 18h20
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Começou nesta segunda-feira a vacinação contra Mpox, doença que ficou conhecida como varíola dos Macacos. 

47 mil doses estão disponíveis para os Estados e o  Distrito Federal pelo programa nacional de imunizações do Ministério da Saúde.

A aplicação é focada apenas em grupos de risco para as formas graves da doença, o público-alvo inicial é de pessoas com HIV e profissionais de laboratórios que ficam diretamente expostos ao vírus.

O último levantamento do Ministério da Saúde de 10 de Março, aponta quase 11 mil casos confirmados, com 15 mortes em sete estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Santa Catarina e Paraná. 

Leia Também: Varíola Dos Macacos: Brasil Registra 10 Mil Infecções Pela Doença. Saiba Como Se Proteger!

Sobre a Vacina

A vacina que começou a ser aplicada no Brasil, é a mesma já testada com segurança nos Estados Unidos e na Europa, para total eficácia, são necessárias duas doses para cada pessoa. 

Segundo o Ministério da Saúde, o calendário de vacinação será definido pelas secretarias estaduais e do Distrito Federal,  por isso, o envio de doses será de acordo com as solicitações. 

Não é recomendado que a imunização para a MPox seja feita simultaneamente com aplicações contra outras doenças.

Em casos de pré-exposição ao vírus é necessário um intervalo de pelo menos 30 dias, se a pessoa tiver tomado qualquer outra vacina. 

Leia Também: SP: Praia Grande Confirma Óbito De Homem Por Varíola Dos Macacos

MPox

Desde 1970, a MPox, é popularmente chamada de varíola dos macacos, porém a Organização Mundial da Saúde (OMS), mudará esta nomenclatura oficialmente para MPox.

A MPox é uma doença viral, que apesar do nome não tem relação nenhuma com os primatas, no surto identificado em 2022, todas as transmissões identificadas foram atribuídas à contaminação por transmissão entre pessoas.

Os sintomas da Mpox, são parecidos com os da gripe, como febre, dor de cabeça e no corpo, eles duram em média três dias, no entanto, a principal característica, são as lesões na pele. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários