24°C 38°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Número de mortos em terremotos na Turquia e na Síria passa de 22 mil 

Número de mortos em terremotos na Turquia e na Síria passa de 22 mil 

10/02/2023 às 14h41 Atualizada em 10/02/2023 às 17h41
Por: Redação
Compartilhe:

Mais de 22 mil pessoas já morreram após os terremotos que devastaram parte da Turquia e partes também da Síria. As buscas por moradores desaparecidos entram hoje no quinto dia, quase 90 horas depois dos tremores.

Segundo especialistas, as chances de encontrar empessoas com vida é muito baixa nesse estágio, isso porque quem está entre os escombros acaba sofrendo com falta de água, ferimentos, fome e sede.

Outro fator critico são as temperaturas baixíssimas que nesta época do ano. O terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria nesta segunda-feira, esse foi um dos piores tremores na região em mais de 100 anos.

Leia Também: Bombeiros de Minas Gerais participarão das buscas após terremoto na Turquia

Brasil envia ajuda

Equipes de resgate de diversos países continuam chegando a região para auxiliar nas buscas pelas vítimas e para prestar apoio aos sobreviventes.

O corpo de bombeiros de São Paulo enviou a Turquia mais de 20 policiais militares para auxiliarem no resgate das vítimas. No total a equipe é composta por 26 pessoas, além dos policiais militares, dois médicos e bombeiros.

A equipe levou barracas e alimentos, até o momento a equipe ficará por 15 dias, porém, este tempo poderá ser estendido, ou diminuído conforme a necessidade local.

A missão partiu às 5:45 da manhã desta quinta-feira, dia 9, e chegou a Turquia às 17:45, horário de Brasília. Quatro cães de salvamento que auxiliarão também foram levados.

Leia Também: Presidente Lula chegou ontem (9) aos Estados Unidos

Países enviam ajuda para resgate e apoio às vítimas 

A França enviou 139 socorristas em direção ao sudeste da Turquia, a Alemanha enviou 41 socorristas e sete cães para resgates, o Reino Unido também enviou especialistas além de máquinas específicas para este tipo de trabalho.

Na manhã desta terça-feira, aviões transportando ajuda do Iraque, do Irã, incluindo alimentos, remédios e cobertores, chegaram ao aeroporto Internacional de Damasco, na Síria.

O governo da Ucrânia disse que vai mandar 87 equipes para ajudar no socorro da região, a Rússia já enviou 3.000 soldados que já estão removendo destroços e ajudando de busca e resgate.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários