24°C 37°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Preços do setor industrial fechou 2022 com alta de 3,13%

Preços do setor industrial fechou 2022 com alta de 3,13%

02/02/2023 às 11h00 Atualizada em 02/02/2023 às 14h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os preços do setor industrial caíram 1,29% em dezembro de 2022 frente ao mês anterior, o quinto resultado negativo em sequência. Com isso, a inflação da indústria fechou o ano de 2022 com alta de 3,13%, terceiro menor valor acumulado no ano desde o início da série histórica, em 2014. Os dados são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado hoje (1) pelo IBGE. A alta de 2022 foi aproximadamente 25 pontos percentuais (p.p.) menor que a de 2021.

“Esse resultado consolida a trajetória deflacionária da indústria iniciada no segundo semestre, que pode ser associada, em grande medida, aos preços em baixa das commodities no mercado internacional. Barril de petróleo, minério de ferro e insumos fertilizantes são alguns dos produtos de destaque nesse sentido. A redução do preço do óleo bruto, acompanhando os preços internacionais, além de exercer impacto direto sobre o resultado das indústrias extrativas, naturalmente provoca uma redução de custos ao longo da sua cadeia derivada, como o refino e os outros produtos químicos, com reflexo no preço final praticado nesses setores”, explica Felipe Câmara, gerente do IPP.

Leia mais: Alckmin assumi MDIC e afirma que reindustrialização é essencial

Preço dos alimentos

No caso dos alimentos, a ligeira alta observada em dezembro está associada a aumentos de preço pontuais. “Produtos com influência grande no resultado do setor, como carne bovina e leite, mantiveram a dinâmica de meses anteriores, com os preços em viés de baixa em face da maior oferta nesta época do ano. Influência superada por aumentos como o do açúcar cristal, provocado por uma expansão lenta da oferta nacional, ou do farelo de soja, que acompanhou a alta corrente do mercado internacional”, acrescenta Felipe.

Fonte: Agência IBGE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários