24°C 37°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

5 situações que podem bloquear seu CPF

5 situações que podem bloquear seu CPF

01/02/2023 às 10h00 Atualizada em 01/02/2023 às 13h00
Por: Redação
Compartilhe:

Muitos brasileiros não sabem, mas existem situações onde o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) pode ser bloqueado. O documento hoje é fundamental para emissão de diversos outros documentos, incluindo o novo RG. Por esse motivo, é preciso se atentar quanto às situações que podem levar ao bloqueio do seu CPF.

Segundo dados da Receita Federal, existem algumas situações que levam ao bloqueio do CPF, normalmente as mais comuns estão associadas a irregularidades no pagamento de dívidas ou ainda na inconsistência de dados.

No texto de hoje apresentaremos para você as situações mais comuns que podem levar você a ter o seu CPF bloqueado. De antemão podemos adiantar que ter o CPF bloqueado pode causar alguns transtornos.

O que acontece com quem tem o CPF bloqueado?

O cidadão brasileiro que está com seu CPF bloqueado poderá encontrar diversos problemas que vão desde a situações mais simples até as mais complexas, veja o que pode acontecer:

  • Cidadão fica proibido de abrir conta em banco;
  • Inapto para realizar movimentações financeiras;
  • Não poderá pedir qualquer tipo de crédito (cartão, financiamento);
  • Ficará impossibilitado de pedir a aposentadoria;
  • Não poderá atualizar ou tirar o passaporte;
  • Não poderá comprar ou vender imóveis.

5 situações que podem bloquear seu CPF

Milhares de brasileiros estão com o CPF bloqueado, e na maioria das vezes o documento está com pendências referentes a alguma das cinco situações que apresentaremos a seguir.

1ª situação: Inconsistências cadastrais

A ausência de informações importantes ou até mesmo erros nos dados de cadastro do cidadão podem levar ao bloqueio do CPF, dessa forma, a sua situação fica como “pendente de regularização”.

Dentre os erros mais comuns nos dados cadastrais aparece o nome do titular do documento, nome dos pais, data de nascimento, dentre outras informações importantes que complementam o cadastro do cidadão.

2ª situação: Deixar de declarar o Imposto de Renda

Pois é, muita gente nem imagina, mas deixar de prestar contas com o leão pode levar você a ter o seu CPF suspenso, o que impedirá você em diversos sentidos, desde a abertura de uma conta em banco, como pegar algum empréstimo ou financiamento.

Vale lembrar que essa situação somente acontece com aqueles que estavam obrigados a declarar o Imposto de Renda, mas não enviaram a declaração.

3ª  situação: Morte

Quando uma pessoa morre e posteriormente se emite o atestado de óbito, a Receita bloqueará automaticamente o número do CPF, onde a inscrição do mesmo consta como “titular falecido”.

Dessa maneira, os familiares poderão cumprir com as obrigações necessárias quanto ao falecimento, assim como evitar possíveis fraudes ou enganos com a documentação do falecido.

4ª situação: Ausência nas eleições

Devido ao cruzamento de dados do Título de Eleitor junto aos dados dos cidadãos na Receita Federal, o brasileiro pode ter seu CPF bloqueado caso deixe de participar de alguma eleição. Para resolver será preciso justificar a ausência na eleição.

5ª situação: Inadimplência

A inadimplência é outra situação que leva o cidadão a ter o seu CPF bloqueado, seja uma dívida financeira ou crediário em nome, o que pode levar o cidadão ao nome sujo poderá bloquear o seu cadastro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários