24°C 37°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Covid-19: 19 milhões ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra a doença

Covid-19: 19 milhões ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra a doença

31/01/2023 às 08h41 Atualizada em 31/01/2023 às 11h41
Por: Redação
Compartilhe:

No Brasil no final de Fevereiro as vacinas bivalentes, a nova geração contra a covid começam a ser aplicadas, em todo o país 19 milhões de pessoas ainda não tomaram nem a segunda dose.

Nos postos de saúde a procura pelo reforço da vacina contra a covid segue baixa, no Brasil mais de 68 milhões estão em atraso com a terceira dose e 30 milhões sem a quarta dose ou segundo reforço.

Na Bahia um quarto da população está com doses de reforço em atraso, no Rio Grande do Sul quase 3 milhões de pessoas não tomaram nenhum reforço, no Paraná são 2 milhões e 800 mil estão sem reforço, no Piauí cerca de 10% não completaram o esquema vacinal, em São Paulo mais de 50% não tomaram o segundo reforço.

Leia Também: Covid-19: Vacinas bivalentes vão começar a ser aplicadas em 27 de fevereiro

Vacinação bivalente

Enquanto muita gente ainda não tomou as doses disponíveis, o Ministério da Saúde planeja iniciar uma nova etapa da vacinação contra a covid a partir de 27 de fevereiro.

Desta vez será aplicada a vacina bivalente que protege contra o vírus original e mais duas sub variantes da ômicrom. O planejamento por enquanto inclui a penas grupos prioritários como idosos, imunossuprimidos, indígenas, gestantes e profissionais da área da saúde.

Prevenir essas pessoas que têm algum tipo de imunossupressão, idosos que tem alguma outra doença crônica que pode influenciar em ter uma doença mais grave pela covid-19, é fundamental.

Lembrando que as pessoas que ainda não terminaram e completaram o calendário vacinal, que basta ir até uma unidade básica de saúde e tomar atualizar o cartão.

Leia Também: OMS opta por manter covid-19 como emergência global em saúde pública

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a recomendação é:

  • De 6 meses a 4 anos: três doses da vacina Pediátrica da Pfiizer
  • De 3 a 4 anos e começou o esquema vacinal com a coronavac: duas doses da mesma vacina
  • Mais de 40 anos ou faz parte do grupo de profissionais de saúde: cinco doses com intervalo entre cada aplicação de quatro meses para quem foi imunizado com Pfizer AstraZeneca e Coronavac.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários