21°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Próximas viagens internacionais de Lula devem ser para os Estados Unidos e China

Próximas viagens internacionais de Lula devem ser para os Estados Unidos e China

26/01/2023 às 08h59 Atualizada em 26/01/2023 às 11h59
Por: Redação
Compartilhe:

O presidente Lula planeja a próxima viagem internacional que deve ser para Estados Unidos e China, ele voltou ao Brasil depois que esteve na Argentina e no Uruguai para reafirmar aposição do Brasil como líder na América Latina.

Lula encerrou nesta quarta-feira em Montevidéu no Uruguai a sua primeira viagem presidencial ao exterior desde que tomou posse, dias antes tinha passado também pela Argentina.

Essa viagem foi diplomaticamente considerada um sucesso, e Lula se reafirma como uma liderança na América Latina e também entre os países. Lula já voltou para o Brasil e na segunda-feira tem um encontro com o Chanceler da Alemanha.

Lula tem outras viagens internacionais já previstas, ainda em fevereiro ele vai para Washington se encontrar com o presidente dos Estados Unidos e também para a China.

Leia Também: Proposta de criação da Guarda Nacional está pronta, diz ministro Flávio Dino

Lula na Argentina

No dia 22, Lula desembarcou na Argentina, o presidente brasileiro escolheu a Argentina porque o país é um dos mais importante parceiros comerciais do Brasil, e também o terceiro maior destino de produtos brasileiros.

O Brasil é o terceiro maior importador de produtos argentinos o presidente, o presidente argentino Alberto Fernandes é de esquerda assim como Lula.

Neste domingo os dois assinaram em conjunto um artigo para um Jornal Local falando sobre a possível criação de uma moeda única para transações comerciais.

Não se trata de acabar com o real nem com peso argentino, seria para diminuir uma cadeia de conversões de moeda, que passa de real para dólar e depois para peso Argentina.

Lula terá que explicar direitinho o que eles estão pensando. Lula participou também da Cúpula da selac que é um encontro de 33 países latino-americanos e caribenhos.

O Brasil não participava desse encontro desde 2020, por decisão do então Presidente Jair Bolsonaro, agora com a presença de Lula ele sinaliza a retomada desses laços.

Isso mostra também a importância que ele dá para a integração entre os países da América. Entre outros temas a cúpula tratou também de segurança alimentar, energética, saúde, inclusão social, desenvolvimento sustentável, transformação digital e infraestrutura.

Leia Também: FAKE NEWS: Auxílio-Reclusão será de R$1.754,18, maior que o salário mínimo

Lula no Uruguai

Na segunda parte de sua viagem internacional, o presidente Lula passou o dia em Montevidéu, o primeiro compromisso foi com o presidente do Uruguai Luiz Lacage Pou.

Lula disse que está totalmente de acordo com a proposta de renovação do Mercosul, mais defende um acordo do bloco com a China, os dois presidentes fizeram um pronunciamento conjunto logo após uma reunião de 40 minutos.

Lacage disse que o Mercosul deve ser moderno, flexível e aberto para o mundo, falou também que o Uruguai vai avançar nas negociações de livre comércio com a China.

O Brasil tenta frear as tratativas do Uruguai diretamente com a China e defende que um acordo com Pequim seja discutido em conjunto pelos países do Mercosul para preservar o bloco.

Lula disse que antes de o Mercosul começar a negociar com a China, é preciso antes concluir o acordo com a união europeia que ainda precisa ser ratificado pelos países signatários.

O presidente brasileiro, disse que o Brasil também apoia a modernização do mercado comum e que as ideias de discutir a chamada inovação ou renovação do Mercosul é totalmente viável.

Lula encerrou a viagem fazendo um vista ao ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, acompanhado da primeira dama Janja da Silva e da comitiva de ministros Lula foi até a casa de seu amigo, chácara onde Mujica mora na zona rural de Montevidéu, de lá Lula foi para o aeroporto e retornou ao Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários