21°C 33°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Defesa Civil de Santa Catarina mantém alerta em função do indicativo de chuva para esta sexta-feira

Defesa Civil de Santa Catarina mantém alerta em função do indicativo de chuva para esta sexta-feira

20/01/2023 às 09h24 Atualizada em 20/01/2023 às 12h24
Por: Redação
Compartilhe:

A Defesa Civil do Estado mantém o alerta para esta sexta-feira, 20, em função do indicativo de mais chuva para Santa Catarina. Até o momento, 26 municípios informaram prejuízos por conta das tempestades dos últimos dias e duas cidades encaminharam os decretos de situação de emergência: Rio Negrinho e Ascurra.

O governador Jorginho Mello tentou sobrevoar os municípios afetados pelas chuvas no Vale do Itajaí, na tarde desta quinta-feira, 19, mas não foi possível devido ao mau tempo e a falta de condições para voo. Ele estava acompanhado do secretário de Estado de Prevenção e Defesa Civil, Armando Schroeder.

“Tentamos chegar até Rodeio para acompanhar os trabalhos, mas não foi possível devido às dificuldades climáticas. Tivemos que retornar. A meteorologia alerta para as dificuldades que teremos amanhã, com a previsão de mais chuva para a região. Os moradores precisam ficar atentos”, ressaltou Jorginho Mello ao retornar ao Centro Administrativo em Florianópolis.

Auxílio da população

O secretário da Defesa Civil pediu para a população comunicar os órgãos oficiais a qualquer sinal de encharcamento do solo. “Liguem para o 193 e o 199, principalmente quando houver deslizamentos e a terra tiver cedido. Nos procurem para se preparar para este evento”, frisou.

O Corpo de Bombeiros Militar continua as buscas por duas pessoas que ainda estão desaparecidas, em Rodeio. Segundo a prefeitura, um abrigo foi ativado na cidade e a administração municipal contabilizou 150 pessoas desalojadas e 40 desabrigados. O município de Rio Negrinho informou que na cidade são 80 desalojados por conta das fortes chuvas. Além disso, foram registrados alagamentos em 30 edificações, 43 deslizamentos de terra, 28 quedas de muros e três quedas de árvores.

Leia mais: Doação e transplantes de órgãos e tecidos registram números históricos em Santa Catarina

Com a diminuição das chuvas na madrugada desta quinta, 19, na região, os níveis dos principais rios se encontram em recessão. Com a condição hidrológica apresentada nos pontos de monitoramento, na manhã desta quinta iniciou-se a operação das barragens de contenção de cheias em Taió (oeste) e Ituporanga (sul). Neste momento estão abertas uma comporta na barragem sul e duas na barragem oeste.

Outros municípios afetados

As prefeituras de Canoinhas, Concórdia, Major Vieira, Três Barras, Lauro Muller, Siderópolis e Pomerode também informaram que ruas amanheceram alagadas nesta quinta-feira. As demais cidades impactadas pelos temporais nas últimas 48 horas são: Bom Jesus, Palmitos, Ituporanga, Abelardo Luz, Imbituba, Sangão, Ponte Serrada, Corupá, Bom Jardim da Serra, Guaramirim, Rodeio, Taió, Indaial, Timbó, Benedito Novo, Ascurra, e Rio Negrinho.

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários