21°C 31°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Nova lei pode mudar o Imposto de Renda a partir de 2023

Nova lei pode mudar o Imposto de Renda a partir de 2023

16/12/2022 às 16h43 Atualizada em 16/12/2022 às 19h43
Por: Redação
Compartilhe:

O Imposto de Renda (IR) pode passar por uma mudança importante em 2023. Isso porque o Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (15) o Projeto de Lei 581/2019. A proposta em questão tem como objetivo estender a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores sobre lucros ou resultados de empresas.

O projeto equipara ao mesmo tratamento fiscal dado à distribuição de lucros ou dividendos aos sócios, ou acionistas. De autoria do senador Alvaro Dias (Podemos-PR), o projeto foi relatado pelo senador Irajá (PSD-TO), que destacou a importância do PL que altera a Lei 10.101/2000.

Entenda a mudança

Atualmente, tanto os lucros quanto dividendos para acionistas não são tributados, dessa forma, os trabalhadores que recebem parte dos lucros das empresas pagam o Imposto de Renda sobre esses valores.

Caso o Projeto de Lei se torne lei, os trabalhadores terão tratamento fiscal de isenção no pagamento do Imposto de Renda sobre ganhos que são recebidos através da distribuição de lucros ou dividendo das empresas.

Para se ter ideia, normalmente, a mordida do leão é de quase um terço da remuneração recebida pelos trabalhadores nos lucros e dividendos.

— Com essa medida, os trabalhadores terão isenção do imposto de renda e isso será um grande divisor de águas na política de remuneração das empresas brasileiras. Vai impactar todo o Brasil e proporcionar aos trabalhadores brasileiros condições de receber o lucro sem o abatimento injusto de quase um terço da remuneração — afirmou Alvaro Dias.

O que falta para a proposta virar lei?

Para que a proposta se torne lei, será necessário agora a aprovação da Câmara dos Deputados, tendo em vista que todo Projeto de Lei precisa passar pela aprovação das duas casas do Congresso Nacional.

Após possível aprovação na Câmara dos Deputados, o texto seguirá para promulgação e sanção do presidente da República.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários