20°C 23°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Receita Federal abre consulta ao lote da malha fina do IR na 2ª feira

Receita Federal abre consulta ao lote da malha fina do IR na 2ª feira

21/10/2022 às 22h58 Atualizada em 22/10/2022 às 01h58
Por: Redação
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (24), às 10 horas, a Receita Federal vai abrir a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda 2022. Vão receber o valor da restituição 471.447 contribuintes. O pagamento será no dia 31 de outubro. 

De acordo com a Receita Federal, serão devolvidos R$ 800 milhões, sendo cerca de R$ 270 milhões para idosos acima de 80 anos (6.483), idosos entre 60 e 79 m anos (54.365) e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (5.516). Também terão direito a devolução os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (23.070). Foi informado pela Receita que neste lote estão também 382.013 contribuintes não prioritários.

O valor da restituição será pago na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. 

Os contribuintes receberão a devolução do dinheiro corrigido pela Selic (taxa básica de juros) acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento mais 1% no mês do depósito.

Caso não aconteça o crédito por algum motivo, os contribuintes poderão fazer o resgate no Banco do Brasil, porém, terão apenas um ano para retirar o valor.

Quem perder o prazo, precisará fazer uma solicitação no porta e-CAC, na opção "Declarações e Demonstrativos", "Meu Imposto de Renda" e em seguida clicar em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Como consultar para saber se terá direito a devolução do IR

  • Acesse o site www.gov.br/receitafederal
  • Clique em "Meu Imposto de Renda"
  • Em seguida, clique em "Consultar a Restituição"
  • Depois, na página seguinte aparecerá a opção de consulta simplificada ou completa da situação da declaração
  • Se encontrar alguma pendência, é possível retificar a declaração, corrigindo ou adicionando informações. Porém, se os dados não estiverem corretos, a declaração não sai da malha fina e a restituição não é liberada nos lotes da Receita.
  • Você também poderá fazer a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários