Previdência Social antecipação do 13°
CONFIRMADO!! 13° salário do INSS é antecipado!! Confira as datas!!!
Entenda como o pagamento do 13º salário em 2024 ocorrerá aos beneficiários do INSS
13/03/2024 12h22 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
antecipação do 13° salário/ Montagem Jornal Contábil

Você que é aposentado ou pensionista do INSS e está na expectativa de antecipação do 13° salário? Saiba que não está sozinho nesse pensamento. Milhões de brasileiros anseiam pelo pagamento do abono natalino!

Mas a espera acabou!!  Nesta manhã de quarta-feira, dia 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado assinou decreto que antecipa o pagamento do 13°l a aposentados e pensionistas,do INSS.

De acordo com o texto, a primeira parcela do abono anual será paga na folha de abril e a segunda na folha de maio.

Acompanhe a seguir na leitura maiores detalhes!

Leia também: Consignado do INSS: Saiba o que muda com o novo limite de juros

Quem tem direito ao 13º Salário do INSS em 2024?

O 13° de 2024 do INSS será concedido a todos os beneficiários da Previdência Social. A consulta aos valores pode ocorrer no site Meu INSS, no aplicativo ou pelo telefone 135.

O benefício abrange diversos casos, como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Todavia, bom saber que o 13º salário do INSS 2024 não é um direito aos segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Como ocorre o pagamento do 13° do INSS?

O processo de depósito do 13º salário de 2024 normalmente segue o calendário de pagamentos da seguridade social, levando em consideração o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

A primeira parcela, geralmente correspondendo a 50% do valor total, é isenta de descontos e depositada junto com a renda referente ao mês do beneficiário. A segunda parcela, paga um mês depois, inclui descontos aplicáveis, como imposto de renda e empréstimo consignado, se houver.

Calendário de Pagamentos do 13°

1ª parcela – depósito em abril

Para quem ganha um salário mínimo

Para quem ganha acima do mínimo

2ª parcela – depósito em maio

Para quem ganha até um salário mínimo

Para quem ganha acima do salário mínimo: