Previdência Social Fique Sabendo
“Dinheiro esquecido”: ainda há 40 milhões aptos para sacar 
“Dinheiro esquecido”: ainda há 40 milhões aptos para sacar 
08/01/2024 11h53 Atualizada há 8 meses
Por: Redação
Foto: Freepik / editado por Jornal Contábil

O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central  permite o resgate de dinheiro “esquecido” em bancos e demais instituições financeiras  em contas inativas de bancos, corretoras, fintechs ou consórcios.

Em 2022, o programa de valores a receber do Banco Central chegou a liberar em sua primeira fase R$ 3,9 bilhões a cerca de 30 milhões de pessoas físicas e jurídicas.

Todavia, já estamos na segunda semana de 2024 e milhões de brasileiros ainda não resgataram seus valores a que tem direito. De acordo com o BC, ainda há R$ 6 bilhões no Sistema de Valores a Receber. 

O SVR é um sistema de consultas que permite ao correntista saber se tem dinheiro a receber por contratos encerrados com saldo ou por cobranças indevidas, por exemplo. Caso haja recursos nas contas, é possível pedir o resgate. A transferência ocorre por Pix.

Leia também: BC Receberá Site Exclusivo Para Consulta Ao Sistema De Valores A…

Como consultar e sacar valores 

Para saber se há valores para receber, inclusive de pessoas falecidas, basta consultar a página do Banco Central, que também tem informações sobre como solicitar a devolução dos valores.

Siga os passos abaixo:

Atenção aos golpes!!

É importante ressaltar que o Banco Central não envia links e não entra em contato diretamente com o beneficiário para tratar sobre valores a receber. Portanto, fique atento e não compartilhe informações pessoais com terceiros.

Assim, para garantir a segurança das transações e evitar fraudes, o Banco Central orienta que o cidadão não compartilhe sua senha com ninguém. Além disso, não deve clicar em links suspeitos e não realizar pagamentos para ter acesso aos valores a receber. 

Os serviços do Sistema Valores a Receber são gratuitos, portanto, fique atento a possíveis tentativas de golpes.