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Saiba quais os métodos usados para precificar uma obra de arte
Saiba quais os métodos usados para precificar uma obra de arte
27/12/2023 13h57 Atualizada há 9 meses
Por: Redação
Imagem pressmaster / freepik

Uma pintura de Leonardo da Vinci pode ser vendida por milhões de dólares. Uma escultura de Michelangelo pode valer ainda mais. Mas o que faz essas obras de arte serem tão valiosas?

A resposta é que não há uma resposta única. O valor de uma obra de arte é determinado por uma variedade de fatores, nos quais iremos explorar em detalhes e descobrir o que realmente torna uma obra de arte valiosa.

Qualidade da obra

O principal fator que influencia o preço de uma obra de arte é a sua qualidade. Obras de arte bem-feitas, com um bom uso da técnica e dos materiais, tendem a ser mais valiosas.

A qualidade da obra é um fator subjetivo, mas os especialistas levam em consideração fatores como:

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Fama do artista

O artista também é um fator importante na precificação de obras de arte. Obras de arte de artistas consagrados, como Leonardo da Vinci, Van Gogh ou Picasso, tendem a ser mais valiosas do que obras de arte de artistas desconhecidos.

A fama do artista é influenciada por fatores como:

Demanda do mercado

A demanda do mercado também é um fator importante. Obras de arte que são populares e desejadas pelos colecionadores tendem a ser mais valiosas.

A demanda do mercado é influenciada por fatores como:

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História da obra

A história da obra também pode influenciar o seu preço. Obras de arte que têm uma história interessante ou que foram expostas em importantes museus tendem a ser mais valiosas.

A história da obra é influenciada por fatores como:

Outros fatores

Além desses fatores, outros fatores também podem influenciar o preço de uma obra de arte, como o tamanho da obra, o material utilizado, o tipo de arte (pintura, escultura, etc.) e a localização da obra.

Vale lembrar que antes de investir em uma obra de arte tokenizada ou física, é importante fazer uma pesquisa cuidadosa e entender os riscos envolvidos. 

Por Lucas de Sá Pereira, contador, criador do instagram @contadorlucaspereira e colunista do Jornal Contábil