O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel fundamental como o principal promotor de redistribuição de renda no país, assegurando cidadania e estabilidade financeira a mais de 39 milhões de cidadãos brasileiros.
No entanto, para além de sua responsabilidade na concessão e manutenção de uma extensa gama de benefícios, o órgão também concentra esforços no combate a golpistas que, por meio de diversas artimanhas, tentam ludibriar a boa-fé dos segurados da Previdência Social.
Os golpes se manifestam de maneiras variadas, frequentemente fazendo uso de ferramentas virtuais como mensagens SMS, WhatsApp e chamadas telefônicas, oferecendo supostas vantagens e ganhos fictícios.
Um desses golpes recorrentes é o da prova de vida online, no qual criminosos telefonam para aposentados e pensionistas, alertando sobre a necessidade de realizar o procedimento de forma digital, alegando ser uma nova modalidade adotada pelo INSS.
No decorrer do golpe, o fraudador, se passando por atendente do INSS, solicita que a vítima confirme dados pessoais e bancários, além de enviar uma foto atualizada e documentos digitalizados, criando assim oportunidades para golpes via WhatsApp.
Com os dados confirmados e a foto do documento em mãos, o criminoso tem maior facilidade para executar fraudes financeiras.
Ocian Florêncio, gerente da maior Agência da Previdência Social (APS) no Acre, a unidade Rio Branco, enfatiza que os golpes prejudicam especialmente os aposentados e pensionistas, muitos dos quais, devido à idade avançada, não possuem familiaridade com ferramentas tecnológicas, tornando-se alvos fáceis para os criminosos.
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Para evitar cair em golpes, Florêncio recomenda que os segurados do INSS desconfiem de contatos suspeitos e, em caso de dúvida, consultem os canais oficiais, como a Central 135 ou o aplicativo Meu INSS.
Ele destaca a importância de não fornecer dados pessoais em telefonemas, SMS, mensagens de WhatsApp ou e-mails relacionados ao INSS.
O site do INSS fornece orientações específicas para os segurados, incluindo a concentração de operações de atualização no espaço Meu INSS na plataforma Gov.br, a não divulgação de login e senha, a manutenção dos dados de contato atualizados e a desconfiança de solicitações por e-mail, mensagem ou telefone.
O INSS assegura que nunca entra em contato direto para solicitar dados e nunca pede o envio de fotos de documentos, enfatizando a importância da prevenção e do monitoramento do CPF para proteger dados pessoais e manter uma boa pontuação de crédito na aposentadoria.