Previdência Social Vai
Vai casar?  43% dos casais ultrapassam o orçamento do casamento 
Vai casar?  43% dos casais ultrapassam o orçamento do casamento 
13/11/2023 19h48 Atualizada há 10 meses
Por: Redação
Imagem: dapor2560 / freepik

O pedido de casamento e a decisão de oficializar a relação é um dos momentos mais marcantes da vida de um casal.

E, com as novidades, nascem muitas dúvidas: será possível realizar a tão sonhada festa? Qual será o orçamento? Será mais vantajoso guardar o investimento para uma viagem a dois? De quanto tempo precisam para organizar e investir em uma festa?

Segundo um levantamento do Casar.com, 51% dos casais brasileiros já moram juntos antes da celebração, o que pode auxiliar no planejamento financeiro da festa, pois não precisarão lidar com uma mudança paralelamente.

Mesmo assim, planejar um evento social não é uma tarefa simples, principalmente em uma fase em que as emoções ficam à flor da pele.

Leia também: Orçamento 2024: Veja O Que Irá Acontecer

"É fundamental que o casal se preocupe em ter uma boa conversa, alinhando suas expectativas sobre o estilo de celebração idealizada por cada um para que cheguem em um consenso e possam adequá-lo à sua realidade, sem perder a magia do momento tão esperado", comenta Paula Raimo, sócia do Casar.com, maior site de casamentos do Brasil.

Estatísticas

Ainda segundo os dados reunidos pela empresa, apenas 13% dos casais se planejou e não ultrapassou o limite do orçamento, enquanto 43% se assustou com o montante final investido.

O levantamento também mostra que, em média, cada casal desembolsa cerca de R$58 mil em sua celebração, reforçando a importância de um planejamento financeiro para que a realização deste sonho ocorra sem surpresas ou frustrações.

Para orientar aqueles que estão iniciando o processo de organização da festa de casamento, especialistas compartilham dicas fundamentais para essa jornada.

Leia também: 10 Principais Despesas De Uma Empresa

Atenção à lista de convidados

Gerente de Cobranças do Banco Digio, Tercilia Pinheiro alerta sobre a importância de fazer uma lista de convidados coerente com o orçamento, para que o casal não faça convites de maneira desenfreada, e acabe pedindo empréstimos ou, até mesmo, não honrando com os compromissos de pagamento.

Além disso, para a especialista, a criatividade é um ponto super importante, principalmente porque, atualmente, é possível encontrar muitas alternativas acessíveis para fugir do óbvio e ter uma cerimônia extremamente personalizada com o estilo do casal.

"Minha dica principal é: não tenha vergonha de fazer um casamento intimista. Ter a lembrança do momento e priorizar o que realmente importa, sem cair nas armadilhas da ocasião, pode ser a chave de sucesso para o início de uma vida a dois sem dívidas", afirma Pinheiro.


 Leia também: Orçamento Familiar: Veja Como Se Preparar Para Comprar Um Carro

De olho nos gastos e economias

Um dos pontos principais para que o planejamento pré-casamento seja positivo, é trabalhar com um orçamento na realidade do casal.

Apesar de muitos sonharem com festas grandiosas, o passo mais importante é ter um valor já estabelecido para os gastos e também se programar para uma margem avulsa.

Nestes casos, a utilização de uma planilha pode ser essencial para consultar se continua no valor estabelecido inicialmente.

Além disso, o pagamento à vista para os fornecedores é uma ótima alternativa para que os casais não ultrapassem o imaginado.

Afinal, com o dinheiro na mão fica ainda mais fácil a negociação para o fechamento de contratos e conquista de descontos.

Felizes para sempre… e com casa própria!

A festa de casamento ocupa muito espaço na cabeça dos casais, mas uma preocupação também fica latente para o pós-festa: onde morar?

Apesar de um expressivo número já morar juntos, a casa própria é um objetivo dos casais, que precisam se programar para também ter espaço no planejamento financeiro para pensar na nova moradia e nos utensílios para compô-la.

Armando Botelho, diretor comercial da Creditú, fintech de empréstimos imobiliários, explica que uma boa opção para iniciar a vida de casados com a casa própria é o financiamento imobiliário. Porém, ele destaca que não é só a parcela que deve constar no planejamento do casal.

“A organização financeira precisa focar também no pagamento da entrada, que costuma ser de 10 a 25% do valor do imóvel e é o que mais pesa no bolso, pois esse é um recurso que o comprador já deve ter disponível no ato da compra”, comenta.